A importância das imagens nos blogs

Quando você coloca imagens em seu blog qual é o objetivo que está pretendendo alcançar? Esse é um recurso visual é apenas deixar o texto mais colorido? O intuito é somente melhorar a estética? Se sua resposta for “sim” é melhor repensar a sua estratégia.

As imagens não podem ser vistas como uma decoração de artigos ou layout, porque na verdade exercem uma influência muito grande na ação dos internautas. Também têm um importante papel na otimização SEO da página.

Você sabia disso? Continue lendo pois vamos explicar por que é tão importante usar imagens em blogs e de que maneira elas influenciam positiva ou negativamente na aceitação do público e no posicionamento nos motores de busca.

As imagens e o público

Mesmo que você crie um conteúdo épico com muitas informações relevantes e úteis a primeira coisa que chama a atenção do Internauta é a imagem que ilustra o seu artigo. Somente com essa afirmação você pode perceber o quanto é importante que esse recurso esteja presente em seu blog.

Mas não basta qualquer tipo de imagem. O ideal é escolher com cautela aquelas que têm uma boa qualidade e estejam de acordo com o assunto abordado. Ao mesmo tempo, precisam conversar com o seu público, falar a linguagem dele segundo o seu perfil.

A escolha de uma boa imagem faz toda diferença para aceitação do internauta. Ela ajuda a definir se ele acessará o seu blog ou nem dará atenção. Isso é ainda mais expressivo quando nos referimos a postagens em redes sociais como Facebook, Pinterest e Instagram, que trabalham muito com o visual.

Se você escolher uma boa imagem, com cores vivas, uma boa resolução e que por si só traga alguma mensagem, terá maiores chances de cativar o internauta. Considere que ele é bombardeado com milhares de informações todos os dias, então, para atrair o seu olhar é preciso algo marcante.

Além de promover essa persuasão para que ele acesse a página que você está divulgando, as imagens bem escolhidas também estimulam o compartilhamento. Afinal, as pessoas querem dividir com as outras aquilo que acham interessante, que despertam emoções ou sensações. Por isso, escolher uma boa fotografia ou ilustração é essencial se você quiser que o seu conteúdo seja divulgado.

As imagens e o Google

Outro motivo pelo qual você precisa usar imagens em seu blog, lembrando que sempre com uma boa qualidade, é o ranqueamento no Google. Sim, esse recurso visual também está relacionado com a otimização SEO, por isso, é fundamental saber como explorá-lo para alcançar melhores posições nas buscas.

O Google coloca em primeiro lugar as imagens que estão otimizadas e que têm uma alta qualidade. Se as suas apresentarem essas características existe uma grande possibilidade de você alcançar as primeiras posições.

Lembre-se de que isso envolve uma série de recursos como renomear a imagem acrescentando palavras-chave, definir legendas e descrições, entre outros que possam enriquecê-la e mostrar para o Google do que ela se trata.

Não se esqueça de que os internautas também fazem pesquisas dessa forma, então, além de configurar toda a otimização do conteúdo escrito tenha o cuidado de fazer o mesmo com o conteúdo visual. E fique atento, porque imagens carregam direitos autorais, então, cuidado quando for acrescentá-las ao seu blog.

Veja também: Entenda por que sua Empresa precisa ter um Blog no site.

Como evitar problemas com direitos autorais

Para que você não acabe tendo problemas com direitos autorais das imagens que divulgar em seu blog, deve ter o cuidado de sempre verificar a procedência delas e se o autor não colocou restrições para sua veiculação. Algumas alternativas para conseguir boas imagens sem se complicar dessa forma são:

  • produza as suas próprias fotografias;
  • compre imagens em bancos específicos para isso;
  • faça o download em bancos de imagens;
  • trabalhe com ilustrações em vez de fotos;
  • prefira bancos de domínio público.

Independentemente de como você conseguirá suas imagens, não se esqueça de que elas são essenciais para atrair a atenção das pessoas e ranquear o seu conteúdo. Apenas tenha cuidado porque os direitos autorais são coisa séria e você pode conseguir uma alta qualidade visual sem infringir os direitos de quem quer que seja.

Siga-nos:

0 comentários

melhore-sua-autoridade-na-internet-para-medicos
Web Hosting
analise-gratuida-de-marketing-digital

Entre em Contato

WhatsApp Fale por Whatsapp