A importância do link building para o SEO

A otimização SEO é essencial para conquistar posições mais altas nos resultados de busca, mas ela não consiste apenas na escolha de palavras-chave. Existem diversas estratégias que precisam ser adotadas com intuito de tornar o seu site ou blog mais interessante para os motores de busca.

Uma dessas alternativas é a exploração do link building, o que precisa ser feito porque ajuda a valorizar o seu conteúdo e mostrar para os robôs que o seu site é de fato relevante para os usuários. Mas você sabe exatamente o que é essa estratégia e como ela deve ser aplicada?

Neste artigo explicaremos de uma forma simplificada o que é o link building e a importância que ele tem para o SEO dos sites. Também mostraremos como colocar em prática para que você realmente faça isso do jeito certo e consiga alcançar bons resultados. Acompanhe!

O que é link building?

Fazendo pesquisas na internet, alguma vez você já se deparou com um termo ou assunto que não sabia exatamente do que se tratava? Quando temos esse tipo de dúvida, pode ser um pouco mais difícil compreender o conteúdo. Nesse caso, é interessante que a própria página traga uma explicação do tema abordado.

O link building consiste justamente em trazer esse tipo de informação para o usuário. A estratégia é acrescentar links internos e externos para páginas ou postagens que tragam a explicação para alguns termos distribuídos ao longo de um artigo.

Assim, se o seu visitante estiver consultando um material que aborde, por exemplo, tratamento de piscinas, você falar a respeito e ozonização e ele não souber do que isso se trata, se esse termo for linkado para um post que aborde a técnica certamente o visitante acessará para esclarecer as suas dúvidas.

Então, o link bulding é utilizado para fazer a conexão entre diferentes materiais e conteúdos, sejam eles pertencentes ao próprio site da sua empresa, de parceiros ou grandes portais e profissionais especialistas no assunto.

Por que ele é importante para o SEO?

Um fato que você nunca deve esquecer é que os motores de busca estão sempre procurando os materiais mais interessantes e relevantes da internet. Dessa forma, podem oferecer para os internautas uma lista com referências de qualidade para as pesquisas que estão realizando.

A otimização SEO é feita justamente para tornar as suas páginas e artigos mais atrativos para esses robôs. Sendo assim, utilizamos estratégias diversas que mostrem para eles que você tem um conteúdo que atinge as expectativas dos usuários.

Quando os motores de busca estão fazendo suas varreduras pelos sites da internet, eles procuram por diversos detalhes que tragam grande riqueza de informação e dados para as pessoas. É justamente aí que entram recursos como o link building.

Quando um conteúdo apresenta linkagens em sua estrutura ele atrai a atenção desses buscadores, porque eles entendem que o seu site disponibiliza mais opções de pesquisa para os usuários.

Portanto, seria um resultado de melhor qualidade para se apresentar a eles, pois atenderá as suas expectativas. Afinal, além das informações já presentes também oferece outras para que o internauta tenha acesso a uma maior quantidade de informações de uma só vez.

Além disso, como o link building pode apontar para páginas externas, quando você trabalha com grandes portais e sites respeitados os motores de busca também dão preferência para isso. Isso porque eles sabem que você está disponibilizando para os usuários um material de qualidade, por isso, aumenta as suas chances de aparecer nas posições mais altas.

E não se esqueça de que se um material contém links interessantes, o usuário acessará essas outras páginas do seu site. Então, aumentamos a sua presença ali e minimizamos o índice de rejeição, além de engajar com sucesso o público e fidelizá-lo.

Como aplicar essa estratégia corretamente?

Mas não se engane porque para aplicar o link building corretamente não consiste em simplesmente acrescentar qualquer tipo de montagem e seus conteúdos é preciso estudar com cuidar da sua estratégia e escolher as páginas certas.

Comece escolhendo criteriosamente os conteúdos que se relacionam com o material que está sendo produzido. Opte por posts do seu próprio site que sejam ricos em informações relevantes sobre o tema que você precisa detalhar.

Considere o funil de vendas para oferecer materiais que despertem cada vez mais o interesse do visitante pelo serviço da sua empresa. E não se esqueça de ser fiel ao termo linkado. Isso significa oferecer um material que fale justamente daquilo que está destacado.

Ao criar links externos, esteja atento à qualidade das informações, à data de criação ou atualização do conteúdo e à credibilidade do site. Afinal, seu nome estará associado a ele e você precisa de parceiros com boa reputação.

Veja também: 5 dicas de otimização SEO simples para você adotar já!

Também não se esqueça de que para fazer o link building não é necessário acrescentar uma enorme quantidade de termos associados. Basta caprichar na qualidade e apresentar aquilo que é relevante para o seu público. Dessa forma, você estará valorizando com sucesso o SEO do seu site, cativando não só os motores de busca como também os seus visitantes.

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