Quando você tem uma loja virtual, atrair clientes e fazer com que eles se mantenham interessados em seus produtos, é sempre um desafio, principalmente quando já visitaram antes o seu site e efetuaram a ação mais temida e indesejada: o abandono de carrinho.
Quer entender um pouco melhor sobre esse assunto e saber se é possível reverter essa situação para não sair no prejuízo? Então, continue nos acompanhando!
Índice
Podemos dizer que, basicamente, o abandono de carrinho ocorre quando o consumidor decide comprar algo pela internet, dá início à ação, mas não finaliza a compra.
Pesquisas realizadas pela VWO (Visual Website Optimizer) apontam que cerca de 80% dos consumidores abandonam suas compras antes mesmo de concluí-las. Na maioria das vezes, é o custo extra, ou seja, o frete, que faz o cliente desistir no meio do caminho.
Mas, esse ainda não é o único motivo para que a negociação não seja finalizada. Existem outras razões para o abandono de carrinho. Entre as principais, podemos destacar:
Muitos consumidores planejam suas compras através do e-commerce, mas não estão dispostos a esperar muito para receber o produto. Assim sendo, acabam desistindo da compra. O que pode acontecer, também, é que o cliente precise do produto com um prazo estipulado.
Algumas lojas online não deixam claro se o produto está ou não esgotado de sua vitrine, algo que decepciona o cliente e também faz com que ele abandone o carrinho.
Atualmente, existem diversas formas de pagamento para disponibilizar ao consumidor e com isso, as chances de vender são maiores. Mas, é necessário lembrar que muitas pessoas ainda vivem sem o cartão de crédito ou por algum motivo, não querem utilizar o mesmo.
Ainda assim, mesmo com todos esses motivos para o consumidor não finalizar a compra, é possível reverter essa situação, recuperando o abandono de carrinho, ou pelo menos, uma boa parte. Mas, como isso pode ser feito? A seguir, explicaremos.
Separamos 4 principais soluções que podem te ajudar a reverter o abandono de carrinho e algumas você pode, até mesmo, implementar imediatamente em seu e-commerce e logo os benefícios irão surgir.
Conforme dissemos, o tempo de entrega é algo que conta bastante e influencia no abandono da compra. Por isso, é fundamental manter uma comunicação transparente com seus clientes sobre prazos e buscar sempre trabalhar da forma mais ágil possível. Acredite, quando o consumidor recebe um produto antes do esperado, ele fica muito mais feliz.
Desta forma, então, você pode fornecer diferentes maneiras para a entrega da mercadoria, como por meio de transportadoras ou correio. Se a entrega for na mesma cidade, pode ser feita por meio de serviços de moto táxis, por exemplo.
Praticidade é algo que o consumidor de uma loja online sempre deseja e que um formulário muito grande não proporciona. Então, se puder, facilite o caminho para ele e foque no que realmente será necessário, como nome completo, CPF, endereço para entrega do produto e e-mail. Assim, o cliente poderá passar direto ao pagamento e não perderá o interesse pelo seu produto.
Também citamos anteriormente sobre o frete, pois ele pode interferir no checkout. Portanto, é importante rever suas estratégias de cobrança, oferecendo até mesmo um frete grátis em um primeiro momento. Mas, é necessário deixar isso claro ao consumidor.
Então, você pode acrescentar uma ferramenta para cálculo do frete em suas páginas de vendas, pois assim o cliente poderá verificar e analisar o valor junto ao produto.
No formulário, muitas vezes, existe o checkout e assim como o cliente quer realizar um cadastro correto, ele também deseja que a compra seja feita de forma mais rápida e com praticidade.
O ideal, então, é não repetir informações e não levar o consumidor para outro site onde ainda efetuará o pagamento. Isso facilitará bastante o checkout.
E você pode fazer isso por meio de tecnologias desenvolvidas para que esse tipo de transação se torne mais prático. Um exemplo seria salvar os dados do cartão do usuário logo na primeira compra.
Viu só? Não é tão difícil manter o cliente interessado em seu produto, de modo que não haja o abandono de carrinho.
Agora conte-nos: já pensou em alguma das soluções acima para o abandono da compra em sua loja online?
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