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Afinal, como funciona o Google Trends?

Atualizado em 06/09/2021
Tempo de leitura: 2 min.

O Google Trends (do inglês = tendências), é uma ferramenta gratuita que surgiu em meados de 2006, e foi disponibilizada pelo Google. Além de possibilitar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave, ou por um tópico, permite que toda a estratégia seja voltada para estes assuntos. Acompanhe nosso post de hoje para entender um pouco mais sobre o funcionamento do Google Trends.

Google Trends: principal função

O Google Trends é o responsável por coletar os dados, categorizá-los e conectá-los a um tópico. Os resultados são levantados em formas de gráfico, onde é possível observar as variações de interesse do público, além de apontar onde foi realizada tal pesquisa, os sites de buscadores e o tempo de localização.

Desta forma, fica mais fácil traçar o perfil e descobrir qual o comportamento do usuário, e o que ele espera depois de sua pesquisa. É importante lembrar que são excluídos os dados pesquisados por poucas pessoas, ou as buscas feitas por um mesmo indivíduo, em um curto período de tempo.

4 motivos para utilizar o Google Trends

Conforme dissemos anteriormente, o Google Trends contribui para que as estratégias tenham uma boa performance diante do usuário e a sua busca. A seguir, listamos os quatro principais motivos para que a ferramenta seja utilizada.

1 - Produção de conteúdo

Um conteúdo que obtenha engajamento é um dos desafios principais no Marketing Digital. Por isso, quando são fornecidas ideias, e as intenções do usuário são colocadas, o Google Trends garante um ótimo lugar para o seu site, não apenas pelo conteúdo, mas também todo pelo que sua página oferece.

2 - Análise de interesses

Outro fator importante, e que colabora para que o Google Trends seja aplicado, é a análise de interesses. Através da análise do perfil de comportamento e dos resultados, é possível entender melhor a repercussão de um assunto, como por exemplo, em qual período ele foi mais buscado, e qual seria a faixa etária das pessoas que buscam sobre ele. Após essa análise, que é alinhada com antecedência, a produção de conteúdo pode ter espaço para um planejamento.

3 - Comparação dos termos

O acesso às mais variadas palavras-chave que já foram buscadas, fica muito mais fácil com o Google Trends. E outro motivo para utilizá-lo é a possibilidade de definir qual palavra é a mais forte, ou seja, poderá ser destaque, e outras que poderão atuar como vertente da principal.

4 - Foco em tendências

O Google Trends disponibiliza um fator importante, que melhora o seu potencial de conversão: o foco nas tendências. Desta forma, os produtores de conteúdo terão a oportunidade de conhecer as palavras chave mais pesquisadas pelos consumidores de determinado segmento.

Viu só? O Google Trends possui uma função simples e gera muitos benefícios! Deixe seu comentário abaixo sobre o tema!

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