As diferenças de foco do marketing digital B2B e B2C

É fato que toda empresa tem um consumidor, porém esse consumidor é diferente para aqueles que atuam nos modelos de negócios B2B e B2C. E sendo assim, a sua estratégia de marketing digital também precisa ser diferente.

É essencial que as campanhas para esses dois modelos de negócio sejam focadas em seu consumidor, e por isso, fazer marketing para cada um dos dois é diferente, e envolve estratégias diferentes para serem eficazes em cada caso.

E hoje vou falar um pouco sobre os dois modelos de negócio para esclarecer melhor como funcionam e também como deve ser feito o marketing para cada um deles. Continue lendo e saiba como obter melhores resultados com foco em seu modelo de negócio.

A diferença entre negócio B2B e B2C

Empresas de todos os setores podem oferecer seu produto ou serviço para o consumidor final, (pessoas como nós) ou então para outras empresas (pessoas jurídicas). E sendo assim, os modelos de negócio se dividem em B2B e B2C.

B2B – Bussiness to Bussiness:

Nesse modelo estão as empresas que vendem o seu produto para outras empresas, elas são os fornecedores e não trabalham com o consumidor final (pessoas física).

B2C – Bussiness to Consumer:

As empresas desse modelo, diferentemente do anterior, trabalham com o consumidor final. Seu foco é oferecer produtos que atendam sua necessidade e que tenham alguma utilidade para pessoas comuns.

A eficácia do marketing acontece em ambos modelos, porém, é preciso que as estratégias sejam adotadas de acordo com cada um. Isso porque o marketing precisa atrair do jeito certo o público-alvo, e isso somente é possível quando a campanha está focada e direcionada nele.

Assim fazer marketing não é igual para B2B e B2C, e por essa razão pode ser que alguns empreendimentos acabem não vendo resultado em suas campanhas. Mas continue lendo, porque agora vou falar sobre como deve ser a campanha em cada um dos casos.

Marketing digital para empresas B2B

Uma das grandes dificuldades do marketing digital para o modelo de negócio B2B é que o público-alvo nesse caso é bem informado, cético e já tem ideia do que precisa, do que seria eficaz para sua empresa e daquilo que não lhe interessa.

O foco aqui é manter relações empresarias que possam garantir boas parcerias, e por fim, resultados em vendas. Então, as campanhas devem ser focadas em aumentar as leads, e não na venda em si. Porque ao final do processo o cliente será encaminhado para o time de vendas.

No modelo B2B, então, a estratégia é atrair as leads e converter para os vendedores, mas sempre obtendo a qualidade de lead. A atração é feita geralmente pelo site ou blog que são os canais mais importantes para as empresas do tipo B2B.

Mas outros canais também podem ter um bom resultado, como vídeos, podcasts e ainda um perfil em redes sociais para profissionais, como o LinkedIn. Assim é possível ter contato com clientes em potencial e ainda divulgar o trabalho da empresa e novidades do mercado.

Veja dicas de SEO para o seu negócio

Marketing digital para empresas B2C

O processo de vendas no caso das empresas B2C é mais rápido, porque nem mesmo é preciso encaminhar o cliente em potencial para uma equipe de vendas, ele é conduzido pelo funil de forma natural.

Facilmente o cliente encontra o que deseja com uma busca orgânica no Google ou pelas redes sociais. Dessa maneira as estratégias envolvem gatilhos mentais, copys, CTA e uma boa relação com o cliente, possibilitando a interação.

É importante estar presente onde o cliente está também, como nas redes sociais Facebook e Instagram, que é onde mais pessoas se concentram. E por meio delas é possível complementar suas estratégias.

Falar a língua do cliente e entender suas dores, bem como apresentar soluções é o que faz o marketing para o B2C ser eficaz e converter mais vendas. Além disso, é preciso cativar a simpatia do cliente, mostrando uma empresa humana e preocupada com o bem-estar das pessoas.

Assim, tanto para o B2B como para o B2C o marketing digital traz bons resultados, mas é preciso saber como explorar suas técnicas em cada caso. Mas sempre é possível contar com agências de marketing digital, que fazem o estudo do seu mercado e clientes, e lhe ajuda a desenvolver estratégias certeiras para fazer bons negócios.

melhore-sua-autoridade-na-internet-para-medicos
Web Hosting
analise-gratuida-de-marketing-digital

Entre em Contato