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B2B: entenda o modelo de negócio e suas vantagens

Atualizado em 20/07/2023
Tempo de leitura: 3 min.

Um dos primeiros passos para que uma empresa obtenha sucesso no mercado é escolher o melhor modelo de negócios. E existem várias opções voltadas para diferentes públicos e com suas próprias características, como é o caso do B2B.

Falaremos um pouco mais sobre esse assunto no post de hoje. Se você quer saber mais sobre Bussines to Bussiness, continue nos acompanhando!

O que é o B2B (Bussiness to Bussiness)?

B2B é a sigla de Bussiness to Bussiness, que traduzida ao pé da letra significa ‘empresas para empresas’. Basicamente, esse sistema é caracterizado pela venda de produtos e serviços de empresas para outras empresas e não ao consumidor final.

Para explicar melhor, vamos a um exemplo. Você decidiu começar o seu negócio em um determinado setor, sendo ele o de cosméticos. Ao estudar um pouco mais sobre a área, percebe que a margem de lucro, entre outros fatores, serão maiores se o produto for vendido para farmácias, perfumarias, supermercados.

Desta forma, então, decide não realizar as vendas para o público final, mas sim para os revendedores que poderão comercializar o seu produto, para então chegar ao consumidor. Esse processo é o B2B, bem diferente do modelo de negócios B2C.

Quais são as vantagens do B2B?

Agora que você já sabe o que é e como funciona o B2B, é importante lembrar que nenhum negócio será baseado apenas nos benefícios do modelo escolhido. 

Isso significa que a empresa deve estar focada em B2B e batalhar pelas oportunidades para que assim as vendas possam crescer. Assim sendo, temos entre as principais vantagens:

Rentabilidade maior

Na prática, se uma empresa contrata um software de gestão de leads, ela não estará comprando apenas a plataforma, mas influenciando na produtividade dos colaboradores, consequentemente aumentando as vendas e obtendo uma rentabilidade maior.

Escalabilidade

Podemos dizer que esse benefício está relacionado com a capacidade de crescimento acelerado. É quando uma empresa consegue crescer e vender de forma mais rápida do que expandir os negócios. 

Receita recorrente

Essa é uma das maiores vantagens em escolher o modelo B2B para seus negócios, uma vez que, uma empresa que investe no B2C, tem um desafio diário de conquistar os clientes e bater suas metas para manter seu orçamento positivo.

Com o B2B, mesmo que também seja necessário conquistar o consumidor, acaba sendo uma situação diferente. Por ser uma venda de empresa para empresa, pode ser que os clientes queiram um produto ou serviço todos os meses do ano, fazendo com que as vendas variem e a empresa garanta sua receita.  

E quais são as etapas do B2B?

Agora é o momento de compreender as etapas de todo esse processo, que podem ser divididas em:

Prospecção

Etapa de identificação das necessidades dos "clientes" para entender como abordá-los. É necessário que a empresa se programe para atrair leads e o uso das redes sociais nessa jornada será fundamental, sendo uma oportunidade de aproximação.

Qualificação

Nessa etapa, várias situações são pensadas e planejadas pela empresa. Além disso, ela deve partir para a qualificação dos leads e encaminhá-los para as etapas finais.  

Diagnóstico

O diagnóstico faz parte da maioria dos processos B2B, principalmente quando uma das duas empresas ainda não sabe qual a solução buscada pela outra. Desta forma, sua empresa como fornecedora deve elaborar um estudo para diagnosticar os problemas e necessidades existentes do outro lado.

Contrato

Etapa final, onde a venda será de fato estabelecida. Última fase da jornada de vendas, com a definição de prazos, valores, condições de entrega, entre outros detalhes que podem variar de empresa para empresa, mas são extremamente importantes! 

E você, o que acha desse modelo de negócios? Possui alguma outra dúvida sobre o assunto?

Deixe um comentário e aproveite para compartilhar o conteúdo!

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