Índice
O benchmarking é caracterizado como uma ferramenta, que encoraja as empresas a superar seus limites e aumentar sua eficiência produtiva.
Mas como isso funciona, exatamente? No post de hoje, falaremos mais sobre este assunto. Fique conosco e continue lendo para descobrir!
Todo empreendedor sonha em ver o seu negócio prosperar de forma contínua. Por isso, muitas vezes, os gestores adotam práticas, mas não levam em consideração os parâmetros de análise de seu próprio negócio.
Por sorte, o benchmarking está se tornando cada vez mais utilizado pelas empresas, e vai muito além de um simples conceito.
Esse termo está relacionado diretamente com uma avaliação comparativa de gestão, em uma tentativa de buscar as práticas mais relevantes do mercado, para se sobrepor diante da concorrência.
Em tradução livre, o termo significa ‘ponto de referência’, e tecnicamente, pode ser definido como um processo de pesquisa para comparar os seus próprios produtos, serviços e práticas com os concorrentes.
Claro, isto não significa copiar o que eles estão fazendo, mas sim, enxergar as melhores atividades presentes no mercado, e adequá-las ao seu negócio e suas peculiaridades.
Assim sendo, podemos dizer que o benchmarking encoraja as empresas para que elas pensem além de suas limitações, e assim busquem fatores chave para aumentar sua competitividade.
Existem alguns tipos de benchmarking que podem ser seguidos. Destacaremos a seguir.
Esse é um tipo de benchmarking que busca as melhores práticas para serem adotadas dentro da própria empresa, ou seja, em filiais, departamentos, matrizes, desenvolvendo assim metodologias e estratégias inovadoras.
Nesse formato, o objetivo/foco é analisar de forma minuciosa as práticas dos concorrentes, visando superá-las o quanto antes. É algo difícil de ser executado, isto porque as empresas não costumam deixar informações importantes ‘vazarem’ para a concorrência.
No benchmarking funcional, a comparação é com o trabalho entre as empresas, por mais que esse processo comparativo seja feito entre organizações de segmentos distintos.
Neste caso, duas empresas estabelecem parceria, e compartilham informações sobre os processos. Além disso, uma delas ‘abre’ as portas de alguns processos para o aprendizado da outra.
Em geral, isso acontece quando as duas companhias possuem diferentes pontos de excelência, ou quando uma delas ajuda a outra por uma questão de prestígio.
A principal função dos processos de benchmarking é buscar oportunidades, isto é, melhorias para a empresa através de conhecimento de mercado, e superar os concorrentes. Além disso, ele também proporciona alguns benefícios, tais como:
Primeiramente, deve ser feita uma avaliação minuciosa dos processos internos. Desta forma, você conseguirá entender o que é exatamente a sua empresa, e como melhorar suas atividades.
Depois disso, você identificará as empresas de ‘excelência’, fazendo uma pesquisa inicial para conhecê-las. E assim definir os métodos e estratégias para capturar os dados.
Os próximos passos, então, serão os seguintes:
E então, gostou de conhecer melhor o benchmarking? Já pensou em aplica-lo em sua empresa? Conte-nos nos comentários abaixo!
E compartilhe nossos conteúdos em suas redes sociais! Até o próximo post!