Surya MKT Agencia de Marketing Digital Logotipo Para Menu

ChatBot: Ainda vale a pena?

Atualizado em 08/12/2021
Tempo de leitura: 3 min.

O ChatBot é um software que realiza conversas com pessoas de maneira natural, atendendo as necessidades apresentadas de forma rápida e assertiva.

Considerados uma espécie de assistente virtual, o chatbot permite que as companhias conversem e interajam com seus clientes todos os dias em qualquer horário, aumentando o índice de satisfação da empresa.

O software possui uma inteligência artificial que possibilita que os clientes tirem dúvidas, agendem consultas, recebam confirmação de entregas, entre diversas outras funcionalidades.

Confira nesse artigo se ainda vale a pena investir em ChatBot para sua empresa!

Afinal, o que é ChatBot?

O ChatBot é fruto da constante evolução tecnológica, visando otimizar a interação entre os clientes e a empresa por meio do mundo digital, além de possibilitar a diminuição de custos operacionais e ampliar a capacidade de resposta da empresa e a organização de usuários.

O termo ChatBot foi criado a partir da junção das palavras “Chat” (bate-papo) e “Bot” (robô), definindo exatamente a sua função como um “robô de bate-papo”, uma espécie de assistente virtual muito utilizado em empresas para poder atender e tirar dúvidas dos clientes qualquer hora do dia.

Esse software simula uma conversa humana, possibilitando a automatização de tarefas repetitivas e burocráticas relacionadas ao atendimento ao cliente como: venda, consulta de pagamentos ou dúvidas frequentes, aumentando o nível de satisfação das empresas, já que cerca de 56% dos consumidores preferem interagir com empresas online por meio de aplicativos.

O ChatBot vale a pena para o meu negócio?

O ChatBot visa melhorar a comunicação entre a empresa e os consumidores, otimizando o tempo de resposta por meio da automatização de processos, agilizando trabalhos ao diminuir a carga de tarefas operacionais simples. 

Além disso, esse tipo de programa oferece diversas outras vantagens para empresa e para o consumidor.

Agiliza atendimentos - Disponível 24 horas, o chatbot agiliza o atendimento e interação com o consumidor, aumentando a satisfação em relação a empresa.

Suprir a demanda – O ChatBot atua como uma espécie de triagem, direcionando o cliente para o atendimento humano, conforme as suas necessidades.

Fidelização de consumidores – O chatbot é extremamente personalizável e tem a capacidade de desenvolver uma proximidade com o cliente a partir da sua forma de comunicação.

Graças às funcionalidades do chatbot os funcionários podem focar em tarefas complexas que exigem uma maior dedicação, entretanto, o uso dessa tecnologia não dispensa a necessidade de treinamento e capacitação da equipe.

A partir dessas informações é possível definir se o uso de ChatBot vale a pena ou não para o seu negócio.

Como implementar o uso de ChatBot na empresa?

Durante o processo de implementação no uso de chatbot na empresa, é necessário compreender que a IA (Inteligência Artificial) necessita adquirir conhecimento sobre determinados assuntos, para se adaptar a determinadas perguntas de clientes. 

Entretanto, essa tarefa de absorção e captação de conhecimento não é um processo rápido, portanto, é necessário realizar um planejamento para definir um objetivo.

Portanto, a primeira etapa para essa implementação é a estruturação do projeto, organizando os processos da empresa para serem descritos e documentários, para facilitar a identificação do que deve ser automatizado e o que deve continuar sendo feito pelos funcionários.

Um passo importante é preparar os funcionários para a implementação dessa nova tecnologia, visto que precisam compreender qual a importância dos chatbots e como isso irá agilizar os processos de interação com os pacientes.

Durante a implementação do uso de chatbot é necessário começar devagar na escala de utilização, para que todos se adaptem a essa nova tecnologia, garantindo o sucesso de seus benefícios. 

Para definir se o uso de chatbots vale a pena para sua empresa, é necessário considerar quais são os maiores desafios que enfrenta em relação à interação com os clientes e se as vantagens apresentadas condizem com as necessidades de sua companhia.

Afinal, você descobriu se o ChatBot vale a pena para sua empresa? Comente e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × três =

 | 20 / 07 / 22
O marketing médico precisa ter estratégias perfeitas para alcançar o resultado desejado. Confira 3 formas de melhorar essas estratégias e garantir sucesso!
Ler Mais
 | 06 / 07 / 22
Métricas de SEO são dados coletados sobre o comportamento de um visitante em uma página da web, monitorando os resultados. Entenda a importância para sua estratégia!
Ler Mais
1 2 3 45
Logo | SuryaMKT
2022 – Todos os direitos reservados – Surya MKT® Agência de Marketing Digital
magnifiercross