Como atrair clientes para a sua empresa? Confira 5 dicas!

Atrair clientes é um processo que vai desde entender a opinião de cada consumidor, até avaliar a maneira como você investe na divulgação do seu negócio. Em geral, não existe nenhuma fórmula mágica para que isso aconteça. Mas, também não é uma questão de sorte. No post de hoje, vamos falar mais sobre isso. Se você quer saber como atrair clientes para sua empresa, continue nos acompanhando!

Por que você deve ter uma estratégia para atrair clientes?

Com certeza, você já ouviu alguém falar de marketing como se fosse apenas uma tática com alto retorno financeiro, não é mesmo? Porém, negócios de verdadeiro sucesso não acreditam nesse tipo de estratégia.

Ao contrário disso, a maioria entende que nada substitui um bom planejamento e a disposição para segui-lo, com o máximo de comprometimento possível. Muitas empresas sabem o quanto é importante acompanhar de perto os resultados, para ajustar o que for necessário.

O fato é que, tudo no marketing digital muda muito rápido. Assim sendo, nem mesmo o melhor planejamento ficará ileso por um longo tempo. Segundo pesquisas recentes, 70% dos projetos digitais são impulsionados, devido à pressão de competidores no mercado. Dentre esses, ao menos 35% tem medo da concorrência.

Isto significa que, existem muitas pessoas entrando na internet e buscando um público. Por isso, quem já está nela, precisa se especializar cada vez mais e mais.

Primeira regra: Conheça seu cliente

Conforme dissemos, é muito importante conhecer o cliente. Algumas empresas ainda acham que é possível obter sucesso, e que ele vai se estender por bastante tempo, sem precisar se aprofundar de verdade nas informações sobre ele.

Também existem aqueles que acreditam que, tentar descobrir o cliente ideal é uma perda de tempo, diante de tantas atividades importantes, e isso poderia diminuir as vendas.

É importante que você não tenha esse pensamento. Essa é a primeira regra do marketing: conhecer muito bem o seu cliente. Isto é, conhecer o seu consumidor ou persona.

A persona nada mais é do que aquele cliente que comprará sempre de você, se beneficiando de verdade de seus produtos ou serviços, defendendo sua marca para outras pessoas.

Quando você ignora essa parte, e não busca saber quem é o seu cliente, suas ações podem ser direcionadas para um público muito mais genérico, correndo o risco de vender para consumidores que não terão um relacionamento bom com a sua empresa.

Eventualmente, esses clientes não farão parte do seu público ideal. É provável que eles busquem por outras soluções, mas só farão isso depois de causar muitos problemas para você.

Neste caso, então, é necessário criar a sua persona, e entrevistar o máximo de clientes possível. Afinal, as respostas deles ajudarão a encontrar a sua persona. Mas então, como atrair clientes para sua empresa? A seguir, listamos 5 dicas para te ajudar!

5 dicas importantes para atrair clientes

O investimento em marketing digital não exige um orçamento muito grande. No entanto, quanto menos investimento em dinheiro, maior será o tempo gasto pela equipe para aprender e aplicar os conceitos corretamente.

Então, é importante considerar o que realmente valerá a pena fazer internamente pela sua empresa, e quais os serviços de marketing que mais compensam. Abaixo, selecionamos 5 dicas de baixo custo, para você obter sucesso.

1 – Invista em um blog corporativo

O blog é a porta de entrada para que muitos consumidores conheçam os detalhes da sua empresa, tirem dúvidas e ainda consumam um conteúdo de qualidade. E se você ainda tiver algo contra investir nessa ferramenta, saiba que ela é mais importante do que você imagina.

Além de gerar autoridade, através do blog será possível atrair leads qualificados, facilitando suas vendas e sinalizando que a sua marca possui relevância na área em que está atuando.

Vale lembrar que os blogs têm o poder de transformar usuários em clientes, e clientes em possíveis fãs, que passarão a promover a sua imagem de maneira positiva para outras pessoas.

Dados recentes indicam que 70% das pessoas gostam e têm preferência por descobrir mais sobre uma empresa através de artigos de blog, e não por publicidade. Isso é o que explica um blog atrair 2,5 vezes mais clientes para uma loja.
Portanto, fica o recado: Não há como atrair clientes sem que um blog seja criado e estruturado.

2 – Esteja nas redes sociais

No mundo virtual, a sua empresa não deve viver apenas dos conteúdos do blog. Atualmente, os consumidores adoram as redes sociais. Então, você também deve estar lá.

Mas, antes de criar um perfil em todas as redes sociais existentes, busque saber primeiro o que o seu cliente procura, ou seja, o que o atrai. E não se esqueça que cada rede social tem suas particularidades.

Você deve investir nas opções que mais têm a ver com o seu público e a sua proposta. Feito isso, basta marcar presença constante nessas plataformas, com um perfil completo e bem feito. Conteúdos interessantes e de qualidade, farão com que você ganhe muitos seguidores e interação.

3 – Trabalhe com SEO gratuitamente

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, e se apresenta como um trabalho de otimização de páginas na internet, para promovê-las nas buscas do Google. Muita gente ainda fica com o pé atrás ao ouvir sobre SEO. Mas, não é tão difícil entender como ele funciona.

Quando você vai no Google, e faz uma pesquisa. O buscador oferece uma lista com sugestões. A ideia por trás do SEO é que essa pesquisa esteja relacionada com aquilo que sua empresa oferece, e que a sua página apareça entre as primeiras sugestões.

Assim sendo, seja a home do site, uma seção de produtos ou até um artigo, por exemplo. O importante é que o conteúdo oferecido responda exatamente a busca do usuário. E tudo isso aliado à técnica de SEO, poderá garantir uma boa posição para a página do Google.

Se conseguir obter sucesso nesse desafio, você descobrirá como atrair clientes por um custo menor. E ao contrário do que acontece quando se cria um anúncio para o topo do Google, você não paga nada. Isso se o usuário clicar em um resultado orgânico, que são aqueles onde o buscador apresenta critérios.

O foco e ponto de partida de uma estratégia de SEO deve ser, sempre, um conteúdo de valor para o leitor. E vale ainda fazer uma avaliação do seu site, e observar se não existe nada que seja mal visto pelo Google.

4 – Invista no Linkedin

Embora o Linkedin não tenha o mesmo apelo das outras redes sociais, cerca de 45 milhões de brasileiros fazem uso do mesmo. A rede oferece ao seu negócio um público qualificado, que busca oportunidades nesta ferramenta.

Um fato interessante é que, em média, cada executivo possui 930 conexões dentro deste canal. Por isso, a grande sacada do Linkedin está nas suas recomendações.

Diariamente, existem perfis recomendando pessoas para uma recolocação no mercado, além de empresas com ofertas de produtos e serviços. Por exemplo, se um usuário pede indicação de uma consultoria empresarial, algumas conexões chegam a responder, e outras compartilham.

No Linkedin será possível que a sua empresa seja recomendada. Sim, isso é possível e funciona na melhor forma da expressão: Quem não é visto, não é lembrado! Isto quer dizer que, para atrair clientes nessa rede social, você deve criar um perfil próprio para o negócio, e publicar conteúdos de valor.

Compartilhando conhecimento, você conseguirá aumentar o reconhecimento sobre a marca e a própria autoridade dela em seu segmento de atuação.

5 – Utilize o Instagram

​O Instagram é uma das redes sociais com maior apelo visual, que conecta as marcas à sua audiência, a partir de publicações como fotos e vídeos. Hoje, são aproximadamente 65 milhões de usuários ativos no Brasil.

Assim sendo, o primeiro passo é ter um perfil comercial para a sua empresa. E não apenas para dar uma cara mais profissional. Existem ferramentas que você só pode acessar se tiver a conta vinculada ao negócio.

Isto permitirá, por exemplo, que você identifique o retorno obtido com os seus posts, otimizando suas estratégias de marketing.

Com relação à receptividade das publicações, é importante divulgar seus produtos, mas lembre-se de fazer tudo com muito cuidado.

Geralmente, as marcas que mais se destacam são criativas e exploram as melhores hashtags, interagindo sempre com os seguidores, criando parcerias com influenciadores digitais, e oferecem atrativos para que o público se torne um cliente potencial.

Descontos e brindes também podem ser oferecidos. Dependendo do perfil do público e do que for de interesse dele. Já os stories também podem ser utilizados, pois costumam agradar bastante.

É importante lembrar-se que, é necessário manter cautela na hora de segmentar bem a sua campanha, de modo que ela atinja os usuários que realmente possuem interesse em sua oferta.

E por fim, considere anunciar no Instagram, como uma forma de aumentar o alcance de suas publicações.

Se você ainda não sabe como atrair clientes para sua empresa, com essas dicas você pode alcançar muito mais do que imagina! Agora queremos saber o que você acha sobre essas estratégias. Conte-nos!

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