Surya MKT Agencia de Marketing Digital Logotipo Para Menu

Como elaborar um briefing? Descubra!

Atualizado em 20/03/2024
Tempo de leitura: 3 min.

O que é o briefing?

Briefing é um documento que auxilia na execução de um projeto, contendo uma série de informações sobre a empresa, o mercado onde ela atua, os seus objetivos, entre vários outros detalhes.

Mas, você sabe como elaborar um briefing ideal? Continue nos acompanhando para descobrir!

A importância do briefing

Antes de iniciar qualquer projeto, é fundamental que você tenha um briefing em suas mãos. Assim sendo, podemos dizer que ele é o responsável por determinar as etapas a serem seguidas em um projeto.

Quando uma agência presta serviços para uma empresa, por exemplo, são necessários meios de comunicação claros para que os objetivos sejam alcançados. Justamente, para auxiliar nesta tarefa, é elaborado um briefing.

Além disso, o briefing também é importante para a organização dos trabalhos, uma vez que consegue reunir, em um só documento, as informações relevantes para que o projeto seja desenvolvido.

O conteúdo pode ser segmentado por equipe. Assim sendo, os times de planejamento, criação e mídia saberão ao certo quais as principais informações, e como cumprir o seu papel até chegar ao resultado final.

Quando você conhece melhor a empresa, o público-alvo e os objetivos de todo o projeto, é possível ser mais assertivo, ou seja, tomar decisões mais corretas.

Como criar um briefing perfeito?

Agora que já falamos sobre o que é o briefing e a sua importância, vamos mostrar o passo a passo de como elaborar um briefing perfeito. Confira a seguir.

1 - Histórico da empresa

Quando se trata de um planejamento inicial, é necessário fornecer informações relevantes sobre a empresa. Por exemplo, há quanto tempo ela atua no mercado, qual a sua principal área, os serviços e diferenciais, entre outros.

Mas, lembre-se de não prolongar muito os fatos, e não coloque informações desde o primeiro ano. Não será necessário.

2 - Informações do produto

Aqui, são recolhidas informações como:

  • Nome e características do produto;
  • Como ele é produzido;
  • Qual a capacidade de produção;
  • Quais os diferenciais;
  • Quais os prós e contras;
  • Qual a percepção de mercado;
  • Qual o custo.

3 - Público-alvo

Na elaboração de qualquer briefing, é importante identificar o grupo de consumidores, ou seja, verificar se existem características em comum com a sua empresa. Sua definição pode ser feita através de:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Poder aquisitivo;
  • Classe social;
  • Hábitos de consumo;
  • Pesquisa de mercado.

4 - Pesquisas de mercado e referências 

Uma das principais dicas para se realizar um briefing perfeito é não deixar de coletar informações sobre o consumidor, os concorrentes, os fornecedores, e assim orientar a tomada de decisões.

Neste caso, então, a pesquisa de mercado terá o objetivo de orientar o empreendedor nas estratégias que serão tomadas. Mas, a informação por si só não leva à decisão, muito menos ao sucesso.

É necessário escolher um caminho de ações, que possa ajudar a identificar problemas, oportunidade e indicar possíveis riscos.

5 - Definir os objetivos

Nesta etapa, você poderá:

  • Aumentar a sua participação no mercado;
  • Intensificar as vendas;
  • Sua empresa ser mais lembrada pelo público;
  • Reforçar a imagem da marca.
  • Se posicionar no mercado.

Esses são apenas alguns exemplos. O ideal mesmo é escrever um texto claro, de fácil entendimento. Isso facilitará a compreensão de todas as áreas e fornecedores, focando no que realmente se quer alcançar.

6 - Definir um orçamento

Nessa etapa você define o orçamento, isto é, a quantidade de verba disponível para executar o projeto, e quanto vai custar cada uma das ações.

7 - Definir o cronograma

Por fim, é necessário elaborar um prazo para a finalização do projeto, levando em consideração as etapas mais urgentes.

Assim sendo, se você seguir corretamente todos os passos que citamos acima, o seu briefing terá informações relevantes para passar aos clientes, parceiros, entre outros.

Apresente o máximo de informações, e lembre-se de manter o foco no que você possui como objetivo.

Agora nos conte sua experiência após elaborar um briefing. Você obteve bons resultados? Deixe nos comentários abaixo.

 Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três − 2 =

 | 07 / 03 / 24
Naming Rights refere-se ao patrocínio de empresas, que pagam para terem seus nomes associados a estádios, arenas, eventos esportivos, entre outros. Entenda o impacto da estratégia!
Ler Mais
 | 15 / 02 / 24
O marketing médico envolve ações para atrair positivamente os pacientes, utilizando gatilhos mentais nas estratégias. Confira 4 gatilhos que podem ajudar nessa tarefa!
Ler Mais
1 2 3 18
Logo | SuryaMKT
2024 – Todos os direitos reservados – Surya MKT® Agência de Marketing Digital
magnifiercross