Surya MKT Agencia de Marketing Digital Logotipo Para Menu

Como fazer uma estratégia de Rebranding? Entenda!

Atualizado em 08/06/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Você já deve ter ouvido falar em alguma empresa que precisou reinventar a sua marca, ou seja, se reposicionar no mercado para se aproximar mais do público, certo? Esse processo é chamado de Rebranding.

Falaremos sobre esse assunto no post de hoje. Continue nos acompanhando para saber como fazer uma estratégia de rebranding. 

Afinal, o que é Rebranding?

O rebranding é caracterizado como a estratégia de modificação da identidade visual de uma marca ou empresa. Para que você entenda melhor, vamos relembrar qual é o papel do branding (gestão de marca), responsável pela criação de conexões entre as pessoas e as marcas.

Basicamente, o branding envolve todos os elementos que são capazes de gerar algum tipo de emoção nos consumidores, tornando a marca algo único e fazendo-a ser lembrada em seu nicho.

Porém, muitas vezes a identidade visual e outras ações, como o Brand Awareness por exemplo, não refletem mais a imagem desejada pela marca, da maneira como a empresa gostaria de ser lembrada. Assim sendo, então, a marca pode criar uma ação para ressurgir no mercado através do rebranding.

Podemos dizer que, nesse contexto, o rebranding é a reestruturação de marca, sendo um momento de reavaliação de todos os elementos do branding de maneira parcial ou total, atualizando e criando uma nova identidade para se conectar aos clientes atuais, aos novos e até aos prospects.

Qual a importância do Rebranding?

Ao pensarmos em marcas e seu processo de criação, é muito comum associarmos com elementos que refletem o momento atual e aquele determinado período em que ela surgiu. 

E não é nenhum segredo que o nome, as cores, os valores, entre outros, são inspirados em fases. Mas, a história e a essência de uma marca acabam permanecendo até o fim, adaptando apenas sua imagem com o passar do tempo, para se encaixar ao momento. 

É justamente por isso que o rebranding é considerado tão importante, pois permite que essa atualização seja feita de acordo com o tempo em que a marca está inserida. Além disso, ele ajuda no alcance de um público novo.

Por exemplo, quando surge uma marca nova no mercado, ela provavelmente já terá um público-alvo. Porém, conforme o tempo passa e os resultados surgem pelas campanhas de marketing, pode acontecer de atingir consumidores que ainda não sabiam sobre ela.

Outro exemplo, uma marca de roupas íntimas para o público masculino, que ao perceber que muitas mulheres comprar o produto acabam, adaptando as campanhas para que esse público também seja atingido.

O rebranding também é bastante útil para aquelas marcas que estão se expandindo e querem que sua identidade não reflita apenas um único produto lançado.

Como colocar o Rebranding em prática?

Um dos primeiros passos para colocar em prática o rebranding é analisar o cenário por completo. Isto significa que você deve notar se existe a necessidade de mudanças e a criação de novas estratégias. Para essa análise, os feedbacks internos e também externos são muito importantes.

Depois de perceber que o rebranding é uma estratégia que se encaixa no que a sua marca precisa, o passo seguinte é identificar se ele será feito de maneira parcial ou total.

No caso do rebranding parcial é o que busca a atualização da marca, modificando sua identidade visual. Por sua vez, o rebranding total é a mudança radical onde o nome, tom de voz, posicionamento, entre outros fatores são modificados.

Definida essa parte, já é possível partir para a prática. Abaixo, selecionamos algumas dicas importantes.

Avaliar o público-alvo

A partir do momento que você planeja uma estratégia de rebranding, é fundamental realizar uma nova pesquisa com o público-alvo inicial de sua marca, comparando os dados com novos grupos e avaliar essas diferenças para entender o que realmente mudou no novo consumidor.

Reavaliar canais de comunicação

Determinadas estratégias de rebranding também consideram os canais de comunicação que a marca está atuando. E muitas marcas que pensam em abordar um público diferente, podem explorar outras estratégias, como o marketing de conteúdo para redes sociais, como uma forma de se aproximar da persona.

Por isso, assim que a sua estratégia de rebranding estiver estruturada, é importante reavaliar os canais utilizados para alcançar o público, verificando se existem outros meios que possam atender aos interesses dessa 'marca nova’. 

Vale lembrar que, desde a criação do branding, a marca já precisa considerar o seu público, tentando refletir os elementos para que seja de fato lembrada e reconhecida. Claro que, ela pode sim se transformar mais para a frente, mas iniciar de maneira forte também é importante.

E você, já criou uma estratégia de rebranding para sua marca? Conte-nos a sua experiência! Dúvidas? Deixe um comentário abaixo! 

Aproveite e compartilhe o conteúdo de hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dez − três =

 | 11 / 05 / 22
O Sexy Canvas é uma metodologia que avalia as sensações que um produto ou serviço provoca nos consumidores. Entenda como utilizar em seu negócio digital! 
Ler Mais
 | 04 / 03 / 21
O Youtube é uma plataforma de vídeos, onde é possível compartilhar diversos tipos de conteúdo. Mas, como fazer vídeos para o Youtube?
Ler Mais
1 2 3 9
Logo | SuryaMKT
2022 – Todos os direitos reservados – Surya MKT® Agência de Marketing Digital
magnifiercross