Vivemos em um mundo repleto de inovações tecnológicas que estão revolucionando, principalmente, a forma como as empresas praticam seus negócios. Entre as novidades, o ChatGPT é o mais conhecido do momento.
No post de hoje, vamos falar sobre a onda do ChatGPT. Quer saber como funciona e qual o impacto e relação com o marketing digital? Acompanhe o post a seguir!
Índice
O ChatGPT (Generative Pre-Trained Transformer) é um sistema que tem como base a Inteligência Artificial (IA) com o objetivo de fornecer, de maneira mais ampla e com uma variedade de tópicos, informações úteis para os usuários.
Em 2018, o modelo foi introduzido pela primeira vez mostrando o processamento da linguagem natural e sua capacidade de gerar textos coerentes e significativos a partir de conteúdos da internet.
Quando tem acesso aos conteúdos, o ChatGPT consegue armazenar cada informação e acessá-las quando for preciso. Em outras palavras, ele é capaz de entender a linguagem natural para se comunicar de um jeito humanizado com os usuários.
Isto significa que ele foi criado para que houvesse uma interação com as pessoas, fornecendo respostas úteis para qualquer tipo de dúvida. Além disso, ele pode ser integrado em diversas plataformas e realizar tarefas que antes exigiam a mão de obra humana.
Conforme dissemos, o ChatGPT é como um assistente virtual que processa e transmite informações com uma linguagem natural.
Por ser uma tecnologia poderosa, capaz de processar uma grande quantidade de dados, aprender e interagir com os usuários, o sistema está ajudando a otimizar o trabalho de muitas empresas.
Agora você deve estar se perguntando: isso pode impactar também no marketing digital? A resposta é sim! Abaixo, explicaremos melhor!
No marketing digital é importante que as estratégias sejam criadas com o melhor direcionamento, para gerar ações mais relevantes e adequadas ao público que deseja atingir.
Assim sendo, então, a personalização ganha um papel essencial para que uma campanha obtenha sucesso, e a inteligência artificial fica responsável por aprimorar esse processo.
Então, ao criar um anúncio, o ChatGPT pode absorver informações sobre o público e entender o objetivo de determinada ação, personalizando e direcionando a campanha para as pessoas certas.
A tecnologia utilizada pelo ChatGPT é um importante aliado dos chatbots de atendimento ao cliente, auxiliando em boa parte dos e-commerces.
Desta forma, podemos dizer que a ferramenta contribui para uma comunicação mais ágil e instantânea, sendo também uma solução para não deixar a comunicação muito mecânica e sim, natural.
Também é interessante incluir o ChatGPT nas técnicas de SEO, que são importantes para as estratégias de conteúdo.
Ele pode ser consultado para a escolha das palavras-chave corretas ou inserção de links. Deste modo, é possível aprimorar e otimizar a produção de conteúdos, com a tecnologia a seu favor.
Vale lembrar que a ferramenta é capaz de elaborar conteúdos a partir do direcionamento do usuário. Mas, ainda assim, a originalidade, criatividade e cuidado com aquilo que a marca pretende, podem se perder nesse processo.
Por isso, muitas vezes, o melhor é utilizar essa ferramenta para alguma tarefa mais específica, como por exemplo, elaborar a meta descrição de um texto.
Conte-nos se você já conhecia o ChatGPT e se já teve alguma experiência com o sistema.
Deixe um comentário e compartilhe para que outras pessoas também conheçam essa tecnologia inovadora!