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SEMRush: qual a função da ferramenta e por que utilizá-la em suas estratégias?

Atualizado em 20/07/2023
Tempo de leitura: 3 min.

Se você trabalha com marketing digital, já deve ter ouvido falar de SEO, certo? Mas, será que o seu site está direcionado ao público correto, utilizando as palavras-chave ideais para garantir um bom posicionamento no Google? É para isso que foi desenvolvido o SemRush.

Quer saber mais detalhes sobre a ferramenta, suas funcionalidades e entender por que ela é importante para sua estratégia? Acompanhe o post a seguir!

Afinal, para que serve o SemRush?

SEMRush é caracterizado como uma ferramenta de pesquisa e análise muito utilizada no marketing digital por agências de publicidade e outras empresas que desejam avaliar o desempenho de websites nos mecanismos de busca e assim melhorar suas estratégias de SEO.

Basicamente, essa é uma plataforma onde os profissionais podem:

  • Realizar pesquisas de palavras-chave;
  • Avaliar as opções de palavras-chave mais relevantes;
  • Visualizar os backlinks;
  • Entender as estratégias mais utilizadas pelos concorrentes.

Para os usuários, todos esses recursos permitem insights valiosos através dos dados de desempenho do próprio site e da concorrência, de modo que a estratégia de marketing digital possa ser reavaliada, se for o caso.

A ferramenta é muito utilizada no mundo todo e possui uma base de dados gigantesca, com informações de mais de 140 países. Também podemos dizer que é uma plataforma confiável e apresenta relatórios precisos. 

Quais as principais funcionalidades do SemRush?

Agora vamos falar um pouco sobre as principais funcionalidades e como você pode aproveitar cada uma delas.

Análise de domínio

Dentro da ferramenta existe um campo de análise de domínio onde é possível escrever diversos endereços de sites para que o relatório seja gerado. 

Desta forma, você consegue ter uma visualização dos dados que estão relacionados ao seu site. Cada resultado se refere à pesquisa orgânica, backlinks, pesquisa de LPA, mídia display, análise de tráfego e domínio x domínio.

Análise de palavras-chave

Conforme dissemos, o SEMRush também permite que os melhores termos sejam encontrados para fazer parte da sua estratégia de conteúdo, mais precisamente no Keyword Magic Tool, onde você insere uma palavra no campo de busca e logo são sugeridas milhares de opções.

Assim sendo, você pode visualizar o volume de buscas que cada termo recebeu e aplicar os filtros que poderão te ajudar a criar palavras-chave específicas. 

SEO Content Template

Claro que o SEO não seria deixado de lado, pois existe uma seção onde é possível encontrar diversas sugestões para que o seu conteúdo seja produzido de maneira completamente otimizada.

Basta escrever a palavra-chave escolhida, definir a sua localização e clicar em Create SEO template. Logo será feita a análise da estrutura do seu conteúdo e a ferramenta irá te fornecer, automaticamente, algumas recomendações técnicas. Entre essas recomendações, estão:  

  • Densidade das palavras;
  • Legibilidade;
  • Dica de meta-descrição e títulos;
  • Lista de palavras-chave para enriquecer o conteúdo;
  • Sugestões de backlinks.

É necessário assinar a ferramenta?

Existem algumas opções de assinaturas mensais para trabalhar com o SEMRush, sendo elas: 

  • Assinatura Pro por US$ 119,95;
  • Guru por US$ 229,95;
  • Business a partir de US$ 449,95.

Os três são recorrentes e você pode comprar a assinatura mensal ou escolher o plano anual. 

Há também a solução empresarial para agências de marketing digital e equipes internas de SEO, onde você pode adquirir uma conta corporativa, dependendo das necessidades da sua empresa.

A opção gratuita também fica disponível, porém, com acesso limitado para que você faça apenas 10 solicitações no SEMRush por dia.

E aí, o que acha dessa ferramenta? Já usou alguma vez para otimizar o seu conteúdo? Conte-nos deixando abaixo um comentário e compartilhe o post!

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