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Como utilizar a internet para alavancar sua franquia

Atualizado em 06/03/2024
Tempo de leitura: 3 min.

Alguns de vocês devem saber, outros não, mas eu já fui proprietário de uma franquia. O Marketing Digital ou a Internet Marketing entrou em minha vida mais ou menos nesse momento.

Eu possuía uma marca relativamente conhecida em minha região e conseguia ter um grande volume de trabalhos todos os meses, mas a lucratividade era insuficiente por ser um produto com pequena margem de lucro. A única saída era aumentar a capacidade de produção criando filiais. Mas uma grande incógnita naquele momento era onde encontrar um profissional que gerenciasse a filial como eu fazia em meu próprio negócio.

Estudando, conversando, participando de palestras eu identifiquei que uma franquia seria o melhor caminho, afinal eu não teria gerentes nas unidades, eu teria um dono em cada unidade, preservando a qualidade do serviço e mantendo a marca com o mesmo padrão.

Pois bem, esse era somente o começo, afinal, eu precisava divulgar que ali estava nascendo uma franquia.

Nessa época eu já era viciado em internet e estudando todas as possibilidades que ela oferecia e ali estava o caminho do crescimento do negócio.

Claro que um site foi o primeiro caminho. Não um site qualquer, um site que pense em vendas, que pense em como alavancar novos negócios e em como nós ajudaríamos outras pessoas a terem também a sua empresa.

O site continha páginas otimizadas para os motores de busca com conteúdo exclusivos e explicativos aos consumidores. Criamos um blog onde além de mostrarmos os novos trabalhos, também continuamos postando conteúdos relevantes ao mercado consumidor e aos possíveis interessados em franquias.

Paralelo a isso foi montado uma estratégia de divulgação da franquia através de anúncios pagos em redes sociais (que na época ainda engatinhavam) e anúncios em Google AdWords, específicos nas cidades onde tínhamos interesse em ter uma nova unidade. Com isso conseguimos atingir o nosso público alvo com um investimento muito modesto, ou seja, atingir as pessoas certas e não divulgar aleatoriamente gastando muito para isso. Não demorou muito e os interessados começaram a surgir e esse foi um momento delicado por dois motivos. O primeiro simplesmente porque a primeira unidade franqueada não existia e a segunda porque um número grande de reuniões passam a ser agendadas e o tempo acaba sendo muito curto para tudo isso, afinal você ainda não possui um departamento exclusivo para isso. Mais uma vez a internet nos ajudou muito, quando criamos procedimentos automáticos de resposta a esses interessados, onde muitas informações eram passadas e outras solicitadas criando um grande funil por onde só passavam quem realmente tinha interesse no negócio e condições financeiras para o mesmo.

Por fim saiu a primeira unidade e consequentemente atingimos a marca de 9 unidades em um único ano, nada mal, para quem não tinha uma equipe de comercialização e usava somente a internet como forma de divulgação da franquia.

Além das 9 unidades em um ano, tínhamos uma lista enorme de interessados em expandir o negócio para outros estados, mas naquele momento ainda não era o que tí­nhamos como objetivo principal da marca.

Aos poucos as unidades foram sendo instaladas e com certeza ali estava somente o primeiro passo da expansão, afinal, o desafio era fazer com que as unidades mantivessem o faturamento da unidade principal ou pelo menos proporcionalmente frente ao tamanho da matriz.

Novamente a estratégia de divulgação através na internet se mostrou muito importante. Naquele caso, dentro do site principal foram criadas várias páginas para cada unidade, mostrando os serviços oferecidos, fotos da unidade, endereço, telefone e principalmente um formulário de contato especí­fico para cada unidade.

Também criamos campanhas de Google AdWords especí­ficos para cada cidade, com particularidade da região, formas diferentes de procurar o produto e mais uma vez foco no cliente certo, ou seja, otimização da verba investida. Com isso nos comunicamos com as pessoas interessadas no momento certo, no momento onde ela realmente demonstra interesse no produto.

A verba do fundo de publicidade era usada de forma muito objetiva e todas unidades tinham uma resposta muito eficiente em termos de prospecção e vendas.

Bom, aqui eu contei um pouco de como conseguimos usando somente a internet como divulgação e sair de nenhuma unidade franqueada para 9 lojas em somente 1 ano.

Hoje a minha função é ajudar você que possui uma franquia ou que pretende franquear uma marca a usar a internet a seu favor. Tenha certeza que é forma mais econômica e eficiente de atingir as pessoas certas no momento certo.

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