Surya MKT Agencia de Marketing Digital Logotipo Para Menu

Conheça o Design Thinking e saiba como utilizá-lo em sua empresa

Atualizado em 05/10/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Quando você ouve falar em Design Thinking, em um primeiro momento, acredita ser mais uma prática estrangeira utilizada por empreendedores digitais, não é mesmo? Mas, na verdade, essa é uma metodologia capaz de transformar a sua empresa e proporcionar excelentes resultados.

Falaremos um pouco mais sobre isso no post de hoje. Continue nos acompanhando para conhecer mais detalhes e saber como implementá-lo!

O que significa Design Thinking?

Design thinking é uma palavra inglesa que quando traduzida significa planejar, esboçar e desenhar um determinado projeto.  

Basicamente, é uma metodologia que não apresenta uma fórmula de uso específica. Ela apenas cria condições necessárias para que sejam gerados insights. O processo, geralmente, é feito de maneira colaborativa e coletiva, reunindo o máximo de ideias.

Assim sendo, podemos dizer que são diversas as suas aplicações. No caso das empresas, a abordagem é utilizada para solucionar problemas diversos.   

Porém, o design thinking é muito mais utilizado na elaboração de novos produtos e serviços, uma vez que, após a reunião das ideias dos colaboradores e representantes da empresa, é possível agregar valor e aumentar as chances de sucesso do produto.

É importante lembrar que cada empresa pode conduzir esse processo de maneira diferente. Por isso, existem algumas etapas para serem seguidas durante a aplicação da metodologia. 

Quais são as etapas do Design Thinking?

O design thinking apresenta algumas etapas que funcionam como uma espécie de roteiro, que deve ser seguido desde o início de sua aplicação. Claro, não é como uma receita de bolo. É apenas uma forma de organizar o trabalho, potencializando a criatividade.

Além disso, também é importante analisar o que tem em mãos para definir quais serão as ferramentas utilizadas. Vamos às etapas:

Imersão

Essa primeira etapa é baseada no entendimento. Ela sugere, literalmente, o estudo das coisas que podem afetar sua empresa. A realização de uma análise SWOT é muito importante nesse contexto, pois ajudará a mapear as ameaças, oportunidades, fraquezas e pontos fortes do negócio, do ponto de vista interno e externo.

Ideação

Após a conclusão do processo de imersão, provavelmente você já terá identificado quais são os pontos que devem ser melhorados e o que você pode deixar como está. Dando continuidade, é o momento de ideação, ou seja, produzir ideias que sejam relevantes para colocar as melhorias em prática.

Nessa fase, os insights são fundamentais e podem ser obtidos por meio de técnicas de big data, que ajudam a deixar o processo mais eficiente. Depois, basta reunir todos os envolvidos e realizar o brainstorming.

Prototipagem ou prototipação

Ao chegar nessa etapa, já existe uma grande quantidade de ideias bastante relevantes, que devem ser filtradas. Após o filtro, você ou o restante do grupo devem escolher as ideias que consideram mais interessantes.

E para reduzir o risco de falhas, o ideal é que sejam criados protótipos de tudo o que foi idealizado, para então colocar em prática. Você pode investir em uma versão beta, que não seja definitiva e após os testes, verificar se a ideia está pronta para ser finalizada. 

No caso de um serviço, podem ser elaborados protótipos abstratos, algo como uma representação gráfica que possa simular ações verdadeiras.

Implementação ou desenvolvimento

Por fim, o desenvolvimento. Essa é a etapa onde tudo é retirado do papel e colocado em prática para valer. Em caso de lançamento de produtos, o ideal é realizar ações que chamem a atenção do público.

Aqui também estão envolvidos setores como publicidade e comunicação. E lembre-se: é importante monitorar de maneira constante para identificar possíveis pontos de melhoria e avaliar o sucesso.

E então, o que acha de implementar o design thinking em sua empresa? Já havia pensado nessa ideia? Conte-nos!

Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo de hoje!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × três =

 | 20 / 03 / 24
O branding envolve a criação de uma imagem única e distintiva para uma empresa, produto ou serviço, com o objetivo de diferenciá-la dos concorrentes. Conheça as vantagens!
Ler Mais
 | 08 / 11 / 23
Conhecer bem o público-alvo é um dos primeiros passos para que uma empresa obtenha sucesso. Nesse contexto, a definição de personas é importante para dar segmento a tudo o que foi planejado e ter uma atuação eficiente no mercado.  Quer entender melhor sobre personas e como defini-las? Acompanhe mais detalhes no post de hoje!  Afinal, […]
Ler Mais
1 2 3 11
Logo | SuryaMKT
2024 – Todos os direitos reservados – Surya MKT® Agência de Marketing Digital
magnifiercross