Quando você ouve falar em Design Thinking, em um primeiro momento, acredita ser mais uma prática estrangeira utilizada por empreendedores digitais, não é mesmo? Mas, na verdade, essa é uma metodologia capaz de transformar a sua empresa e proporcionar excelentes resultados.
Falaremos um pouco mais sobre isso no post de hoje. Continue nos acompanhando para conhecer mais detalhes e saber como implementá-lo!
Índice
Design thinking é uma palavra inglesa que quando traduzida significa planejar, esboçar e desenhar um determinado projeto.
Basicamente, é uma metodologia que não apresenta uma fórmula de uso específica. Ela apenas cria condições necessárias para que sejam gerados insights. O processo, geralmente, é feito de maneira colaborativa e coletiva, reunindo o máximo de ideias.
Assim sendo, podemos dizer que são diversas as suas aplicações. No caso das empresas, a abordagem é utilizada para solucionar problemas diversos.
Porém, o design thinking é muito mais utilizado na elaboração de novos produtos e serviços, uma vez que, após a reunião das ideias dos colaboradores e representantes da empresa, é possível agregar valor e aumentar as chances de sucesso do produto.
É importante lembrar que cada empresa pode conduzir esse processo de maneira diferente. Por isso, existem algumas etapas para serem seguidas durante a aplicação da metodologia.
O design thinking apresenta algumas etapas que funcionam como uma espécie de roteiro, que deve ser seguido desde o início de sua aplicação. Claro, não é como uma receita de bolo. É apenas uma forma de organizar o trabalho, potencializando a criatividade.
Além disso, também é importante analisar o que tem em mãos para definir quais serão as ferramentas utilizadas. Vamos às etapas:
Essa primeira etapa é baseada no entendimento. Ela sugere, literalmente, o estudo das coisas que podem afetar sua empresa. A realização de uma análise SWOT é muito importante nesse contexto, pois ajudará a mapear as ameaças, oportunidades, fraquezas e pontos fortes do negócio, do ponto de vista interno e externo.
Após a conclusão do processo de imersão, provavelmente você já terá identificado quais são os pontos que devem ser melhorados e o que você pode deixar como está. Dando continuidade, é o momento de ideação, ou seja, produzir ideias que sejam relevantes para colocar as melhorias em prática.
Nessa fase, os insights são fundamentais e podem ser obtidos por meio de técnicas de big data, que ajudam a deixar o processo mais eficiente. Depois, basta reunir todos os envolvidos e realizar o brainstorming.
Ao chegar nessa etapa, já existe uma grande quantidade de ideias bastante relevantes, que devem ser filtradas. Após o filtro, você ou o restante do grupo devem escolher as ideias que consideram mais interessantes.
E para reduzir o risco de falhas, o ideal é que sejam criados protótipos de tudo o que foi idealizado, para então colocar em prática. Você pode investir em uma versão beta, que não seja definitiva e após os testes, verificar se a ideia está pronta para ser finalizada.
No caso de um serviço, podem ser elaborados protótipos abstratos, algo como uma representação gráfica que possa simular ações verdadeiras.
Por fim, o desenvolvimento. Essa é a etapa onde tudo é retirado do papel e colocado em prática para valer. Em caso de lançamento de produtos, o ideal é realizar ações que chamem a atenção do público.
Aqui também estão envolvidos setores como publicidade e comunicação. E lembre-se: é importante monitorar de maneira constante para identificar possíveis pontos de melhoria e avaliar o sucesso.
E então, o que acha de implementar o design thinking em sua empresa? Já havia pensado nessa ideia? Conte-nos!
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