O Instagram Shopping é um recurso que possibilita a venda de produtos dentro do próprio aplicativo. Basicamente, as publicações de uma marca passam a aparecer na aba ‘Loja’ com links que direcionam para finalização da compra.
No post de hoje, vamos explicar como funciona essa nova modalidade de vendas pela internet. Continue nos acompanhando!
Índice
O recurso foi criado para facilitar o processo de compra dentro do Instagram, uma vez que antes, a única maneira de inserir links na página era deixando-os na biografia ou colocando nos Stories (para quem tinha mais de 10 mil seguidores).
De acordo com o próprio Instagram, antes dessa novidade entrar em ação, a maioria dos usuários esperavam um dia ou mais para finalizarem uma compra, e apenas 21% delas eram realizadas no mesmo dia.
Isso mostra que desde o lançamento dessa funcionalidade, o público está cada vez mais próximo dos produtos e o tempo de compra também diminui significativamente.
Conforme dissemos, as publicações contêm links. Cada imagem apresenta um ícone com a escrita ‘Toque para ver’ localizada no canto inferior esquerdo.
Quando o usuário tocar nesse ícone, aparecerá uma marcação nos produtos divulgados na publicação, que geralmente são cinco por foto, ou até nove por cada carrossel.
Depois será exibida uma nova aba, onde será possível ver as informações do produto que está sendo vendido.
E tudo isso sem a necessidade de sair do aplicativo. Se o consumidor tocar no link ‘Comprar’, ele já será direcionado para a página de compra.
Mesmo sendo acessível e fácil, existem alguns pré-requisitos para utilizar esse recurso do Instagram, como por exemplo:
Seguindo todas essas recomendações, a conta será analisada, e se o perfil estiver mesmo de acordo, o Instagram Shopping será aprovado.
Agora que você já sabe o que é, como funciona e o que deve ser levado em consideração para utilizar esse recurso, existem algumas práticas que podem te ajudar a vender mais através do Instagram Shopping. Acompanhe a seguir.
Sabemos que o foco do Instagram é a estética, certo? A plataforma tem como principais características as imagens e os vídeos. Por isso, além do conteúdo de qualidade, é importante seguir a identidade visual da empresa.
As cores, formatos e outros recursos que possam representar o seu negócio em cada publicação, devem ser bem aproveitados.
Assim, o usuário irá associar a estética com a sua marca e manterá a imagem da sua empresa na cabeça.
O ideal mesmo é humanizar os conteúdos, ou seja, trazer os seus produtos para a realidade, mostrando que são usados por pessoas reais.
Desta forma, o público consegue se identificar com a sua marca de maneira mais fácil, criando assim uma conexão com o seu produto e aumentando as chances de compra.
Para ampliar o alcance dos seus conteúdos, é muito importante utilizar as hashtags corretas, possibilitando ao público encontrar o seu produto no Instagram com mais facilidade.
Por exemplo, se estiver vendendo algum item esportivo, pode utilizar hashtags relacionadas a isso, como tênis masculino, camiseta de futebol, entre outros.
Para saber mais sobre o uso de hashtags nas redes sociais, clique aqui!
Bem legal, não é mesmo? E os resultados são surpreendentes!
Agora, conte-nos o que acha dessa funcionalidade? Já utilizou e/ou utiliza com sua empresa? Quais foram os resultados?
Deixe um comentário e não esqueça de compartilhar com seus amigos! Até o próximo post!