Em uma época onde o blog era novidade, quem produzia conteúdo com certeza não imaginava a proporção que aquilo ganharia e que, com o passar do tempo, sua função poderia ser dividida em copywriting e redação publicitária.
Mas afinal, existem diferenças entre ambos? Falaremos sobre isso no post de hoje. Continue conosco para entender melhor!
Índice
Antes de falarmos sobre as diferenças entre copywriting e redação publicitária, vamos relembrar o que de fato é um copywriter.
Basicamente, o copywriter é um profissional que elabora conteúdos com um objetivo específico, isto é, persuadir o seu público e levá-lo a uma ação. É um ótimo profissional para criar anúncios, banners e diversos conteúdos cujo foco são as vendas.
E para que o seu texto consiga realmente chamar a atenção para o produto ou serviço, é necessário escrever uma boa ‘carta de vendas’. Assim sendo, é necessário que o copywriter domine as técnicas de escrita e principalmente, os gatilhos mentais, sendo eles:
Por meio desses gatilhos, é possível levar o leitor a comprar um produto, assinar algum serviço, uma newsletter, inscrever-se em um canal, entre outros. Isso faz parte da chamada conversão.
Por sua vez, o redator publicitário é o escritor de textos, mas não um texto qualquer. São conteúdos de qualidade, densos e bem trabalhados, que em geral contém até 1.000 palavras. Porém, o tamanho do conteúdo não é o que determina, necessariamente, se ele é bom ou não.
Para ser considerado um ótimo conteúdo, o texto precisa ser atemporal e buscar, de alguma forma, ajudar a persona do blog a se identificar com o problema e ao mesmo tempo, descobrir a solução que deseja.
Logo, isso criará uma identificação entre o público que visita sua página e a sua marca. Por isso, os redatores são indicados para trabalhos com infográficos, e-books, guias, roteiros, entre outros.
Podemos dizer que a diferença principal entre copywriter e redação publicitária é o tipo de escrita, conforme dissemos.
Isso porque o redator pode elaborar qualquer tipo de conteúdo para blogs, e-books ou infográficos, mas o mesmo não terá exatamente o objetivo de vender, como o copywriter, que pode produzir esse tipo de texto, sempre convidando o leitor para uma ação.
Além disso, no caso da redação publicitária, os textos visam o melhor ranqueamento no Google, ou seja, um tráfego maior. Mas, para que isso aconteça, é necessário utilizar as técnicas de SEO para manter o alcance da página.
Vale lembrar que, independente das diferenças, em ambos os casos os textos devem ser sempre muito bem elaborados.
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