Surya MKT Agencia de Marketing Digital Logotipo Para Menu

Copywriter x Redação Publicitária: existe alguma diferença?

Atualizado em 05/08/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Em uma época onde o blog era novidade, quem produzia conteúdo com certeza não imaginava a proporção que aquilo ganharia e que, com o passar do tempo, sua função poderia ser dividida em copywriting e redação publicitária. 

Mas afinal, existem diferenças entre ambos? Falaremos sobre isso no post de hoje. Continue conosco para entender melhor!

Copywriter: o que é?

Antes de falarmos sobre as diferenças entre copywriting e redação publicitária, vamos relembrar o que de fato é um copywriter.

Basicamente, o copywriter é um profissional que elabora conteúdos com um objetivo específico, isto é, persuadir o seu público e levá-lo a uma ação. É um ótimo profissional para criar anúncios, banners e diversos conteúdos cujo foco são as vendas. 

E para que o seu texto consiga realmente chamar a atenção para o produto ou serviço, é necessário escrever uma boa ‘carta de vendas’. Assim sendo, é necessário que o copywriter domine as técnicas de escrita e principalmente, os gatilhos mentais, sendo eles:

  • Razão;
  • Segurança;
  • Prova social;
  • Autoridade;
  • Reciprocidade;
  • Afinidade;
  • Escassez.

Por meio desses gatilhos, é possível levar o leitor a comprar um produto, assinar algum serviço, uma newsletter, inscrever-se em um canal, entre outros. Isso faz parte da chamada conversão.

E qual a função do Redator Publicitário?

Por sua vez, o redator publicitário é o escritor de textos, mas não um texto qualquer. São conteúdos de qualidade, densos e bem trabalhados, que em geral contém até 1.000 palavras. Porém, o tamanho do conteúdo não é o que determina, necessariamente, se ele é bom ou não.

Para ser considerado um ótimo conteúdo, o texto precisa ser atemporal e buscar, de alguma forma, ajudar a persona do blog a se identificar com o problema e ao mesmo tempo, descobrir a solução que deseja.

Logo, isso criará uma identificação entre o público que visita sua página e a sua marca. Por isso, os redatores são indicados para trabalhos com infográficos, e-books, guias, roteiros, entre outros.

E qual a diferença entre Copywriter e Redação Publicitária?

Podemos dizer que a diferença principal entre copywriter e redação publicitária é o tipo de escrita, conforme dissemos. 

Isso porque o redator pode elaborar qualquer tipo de conteúdo para blogs, e-books ou infográficos, mas o mesmo não terá exatamente o objetivo de vender, como o copywriter, que pode produzir esse tipo de texto, sempre convidando o leitor para uma ação.

Além disso, no caso da redação publicitária, os textos visam o melhor ranqueamento no Google, ou seja, um tráfego maior. Mas, para que isso aconteça, é necessário utilizar as técnicas de SEO para manter o alcance da página.

Vale lembrar que, independente das diferenças, em ambos os casos os textos devem ser sempre muito bem elaborados.

Persona e Público Alvo: quais são as diferenças? Clique aqui e saiba mais!

E você, já sabia dessas diferenças? Deixe um comentário abaixo e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 5 =

 | 15 / 05 / 24
Desbloqueie o poder da IA com o ChatGPT: geração de copy rápida e eficaz para impulsionar sua comunicação e marketing.
Ler Mais
 | 19 / 07 / 21
O WordPress publicou um artigo em sua seção de desenvolvedores propondo melhorias no Lazy Loading padrão da ferramenta. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
Logo | SuryaMKT
2024 – Todos os direitos reservados – Surya MKT® Agência de Marketing Digital
magnifiercross