Copywriting: Como produzir excelentes conteúdos

Para produzir um conteúdo de qualidade, o ideal é utilizar estratégias de Marketing Digital, não é mesmo? E muito além das técnicas de SEO, é fundamental convencer o seu público de alguma forma, e isso é feito através do texto. Justamente neste momento que o copywriting poderá te ajudar! A seguir, explicaremos um pouco mais sobre este assunto. Não deixe de nos acompanhar até o fim deste post.

Vamos recapitular o conceito de Copywriting

O copywriting, basicamente, é a produção de textos que poderá direcionar e fazer com que o seu público se interesse pelo assunto, e ao mesmo tempo, realize a ação de compra direta, com apenas um clique em seu anúncio, por exemplo.

No contexto do marketing de conteúdo, essa técnica possui o objetivo de oferecer soluções para os problemas de quem está acessando o seu material. Desta forma, é possível dizer que, um bom texto de copywriting influenciará diretamente nos resultados da sua estratégia, desde o melhor posicionamento no Google, até um destaque pela relevância de determinado assunto, relacionado ao número de vendas de seu produto ou serviço.

Textos persuasivos: gatilhos mentais

Quando um texto é escrito de maneira persuasiva, ele tem um poder maior sobre o comportamento humano, e isso acontece devido aos gatilhos mentais, responsáveis pela tomada de decisão do leitor, que leva a uma ação automática, para agilizar esse processo.

Os gatilhos mentais apresentam alguns elementos que podem ser utilizados em uma copy, de acordo com o objetivo da sua estratégia. Entre os principais estão:

Reciprocidade

É certo que, na maioria das vezes, estamos propensos a oferecer alguma coisa em troca, por mais que nada tenha sido pedido. Portanto, o texto deve oferecer soluções para um problema, conquistando a confiança do público e levando a uma possível compra.

Aprovação social

Esse é um gatilho que funciona diretamente na opinião da maioria das pessoas sobre o comportamento individual, e funciona bastante na produção de cases de sucesso e storytelling, pois ajudam o leitor a se identificar.

Autoridade

Faz parte deste gatilho o conhecimento sobre um determinado assunto. É a partir deste argumento que o público se convence de que o seu produto, serviço ou ideia é a melhor de todas! O texto deve conter depoimentos de clientes falando sobre o sucesso que um determinado cliente teve com o seu produto ou serviço, além de comparações com os concorrentes.

Como podemos perceber, o resultado da produção de um copywritter, que pode ser chamado de ‘escritor de copies’, é fundamental para influenciar a decisão de compra do público-alvo, isso tudo através do texto.

Por isso, você deve sempre se lembrar de deixar bem claro os seus objetivos, e que persuadir não é enganar. Utilize sempre a sua sinceridade, e isso te levará ao melhor caminho!

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