Dicas de SEO para seu negócio digital

Existem diversas empresas e sites presentes na internet disputando “o seu lugar ao sol”. E para não ser mais um no meio da multidão é preciso que seu negócio tenha um diferencial. E ele está tanto no serviço prestado como nas estratégias adotadas para fazer com que apareça mais do que a concorrência.

A otimização é uma dessas estratégias, sendo que quando acertamos de fato na forma como ela é feita, isso rende resultados muito satisfatórios. E para lhe ajudar a deixar o seu site ou blog mais atrativo para os motores de busca, separamos aqui algumas dicas de SEO que serão muito úteis. Continue lendo e anote aí!

Dicas de SEO

1 – Dê uma atenção especial ao título

A primeira coisa que o leitor terá contato com suas paginas ou artigos é o título. Ele precisa ser atrativo para “compensar” o tempo que o internauta dedicará. Por isso, é essencial otimizá-lo.

O ideal é escolher com cuidado as palavras, criar uma ideia interessante, cativante e que desperte a curiosidade do leitor. Nunca use qualquer coisa como título, porque é exatamente assim que o visitante verá o seu artigo: qualquer coisa.

Além disso, é importante seguir algumas regrinhas para que o título esteja otimizado. São elas:

  1. A palavra-chave deve aparecer de preferência logo no começo;
  2. Se sua palavra-chave for uma abreviação (acrônimo), tente colocar também o termo que ela representa;
  3. Evite usar vírgulas;
  4. Procure limitar-se a no máximo 65 caracteres;
  5. Crie um título para cada página e artigo;

 

2 – Crie subtítulos nos artigos.

Essa é uma das dicas de SEO que vai ajudar o seu leitor a não dormir na frente do computador, nem deixar o celular cair na cabeça. Afinal, criando subtítulos em seus artigos você quebra a monotonia dele.

Para evitar que seu texto fique chato e cansativo, e ainda caprichar na otimização, divida-o em subtítulos, separando os temas debatidos ao longo do artigo.  Coloque a palavra-chave nos subtítulos quando puder e formate-os em h2 e h3, conforme a hierarquia. Evite a repetição de ideias e procure escrever parágrafos curtos, limitando-se a cerca de 300 palavras.

3 – Distribua bem sua palavra-chave

Embora as estratégias mudem para atrair os visitantes, o uso da palavra-chave continua sendo importante, porque é o que faz com que os motores de busca encontrem sua página. Por isso, pesquise a melhor palavra, e a distribua assim:

  • Coloque no título da página ou artigo;
  • Insira no primeiro parágrafo ou nas primeiras 100-150 palavras;
  • Coloque em pelo menos um subtítulo;
  • Acrescente no parágrafo final;
  • Distribua de forma natural ao longo do texto, sem exagerar na quantidade de vezes.

 

4 – Insira e otimize imagens

Inserir imagens ao longo do texto ajuda a quebrar a monotonia dele e também é uma boa estratégia de SEO. Para que sua página apareça nos resultados de busca por imagem, use uma alt tag em cada uma delas, e dê preferência para a palavra-chave nesse termo, que deve ter no máximo 5 palavras.

5 – Otimize também sua URL

Essa questão é importante entre nossas dicas de SEO, porque uma URL pode interferir de forma positiva ou negativa em seu ranqueamento. O ideal é otimizar a URL e evitar que ela seja longa, tenha caracteres estranhos e acentos. Personalize-a e deixe simples, fiel ao conteúdo da página e ainda com a palavra-chave.

6 – Acrescente links internos

Sempre que um termo do seu texto relacionar-se com outro artigo ou conteúdo, link para ele. As linkagens internas dizem para o Google quais são as páginas importantes em seu site, e faz com que seu conteúdo seja valorizado. Evite exageros, mas não deixe sem links.

7 – Faça uma boa meta-descrição

Ela é um pequeno resumo que aparece nos resultados de busca e ajuda a cativar o leitor explicando o conteúdo daquele link. Por isso, deve ser atrativa e interessante, fiel ao que o leitor encontrará. E também deve conter a palavra-chave para ajudar ainda mais na otimização. Procure limitar-se a no máximo 155 caracteres.

8 – Redirecione URLs excluídas

Pode ser que você precise excluir uma página do seu blog, e para que o internauta não seja surpreendido com um erro, procure usar o direcionamento 301 para levá-lo a outro endereço. Existe um plugin do WordPress que administra isso para você.

Além, do 301, você também pode usar o erro 404 personalizado, para que o usuário possa receber uma mensagem amigável caso a página que ele busca não seja encontrada. Isso melhora a experiência e ainda evita links quebrados, que acabam com a reputação do seu site.

Nunca se esqueça de que o seu site precisa ser atrativo e possibilitar uma boa experiência para o visitante ao mesmo tempo em que ele está otimizado para que os motores de busca o encontrem. Por isso, aplique essas dicas de SEO para não ser mais do mesmo.

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