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Entenda a Jornada do Consumidor e melhore o seu negócio

Tempo de leitura: 3 min.

O que é a jornada do consumidor?

A jornada do consumidor, chamada também de jornada de compra ou consumo, é uma ferramenta de mapeamento bastante utilizada para aumentar a conversão de clientes. Mas como ela funciona, exatamente?

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre esse assunto e você vai entender qual a finalidade da jornada do consumidor. Continue lendo!

Objetivo da jornada do consumidor

Segundo uma empresa americana, a McKinsey, atualmente a maior parte das compras realizadas pela internet são induzidas pelo próprio ato de comprar e não para fidelizar a marca.

Em um setor de serviços financeiros, por exemplo, aproximadamente 90% dos clientes admitem que foram impulsionados pela compra em si. Já em uma loja de sapatos, essa porcentagem chega a 97%.

É justamente por isso que o mapeamento da jornada do consumidor é tão importante, pois permite que a empresa chame a atenção do cliente no momento inicial e saiba como tornar essa experiência mais efetiva, para que ele permaneça até que seja tomada a decisão de compra. 

Esse modelo foi desenvolvido com base em design de serviços, e o principal objetivo é visualizar de maneira mais ampla a experiência entre o cliente e a empresa, conhecendo todos os pontos, desde o primeiro contato com a marca.

Assim, podemos considerar que a jornada tem o papel de conduzir o cliente até a compra e ao mesmo tempo possibilitar uma experiência única e memorável, que seja positiva também para outros clientes em potencial e até mesmo canais de comunicação.

Jornada do consumidor: Quais as etapas?

Agora que você já sabe o conceito e objetivo da jornada do consumidor, vamos destacar as etapas, o comportamento do cliente em cada fase e o que a sua empresa pode fazer para que a experiência do cliente seja favorável. Acompanhe a seguir!

Descoberta e aprendizado

Nessa primeira etapa, é muito comum que o consumidor ainda não reconheça seu problema e não tenha clareza. Portanto, cabe à empresa usar as ferramentas corretas para ‘chamar’ a atenção e fazer com que ele entre em contato com a solução que você oferece.

Existem algumas estratégias que podem fazer com que a sua empresa se conecte com o prospect, como por exemplo:

  • Marketing de conteúdo;
  • SEO;
  • Anúncios;
  • Banners.

Reconhecer o problema

Na segunda etapa, o potencial cliente já entende que tem um problema e assim está diante de uma oportunidade de compra. Essa ainda é uma espécie de preliminar, pois ele não está totalmente pronto para comprar.

Mas, diante do problema, ele passa a se interessar mais pelo conteúdo que você oferece, principalmente quando é uma possível solução.

Desta forma, então, a estratégia recomendada para essa etapa são conteúdos de qualidade, pois são materiais que reforçam a autoridade da empresa no assunto que o consumidor está buscando.

Considerando a solução

Chegando na terceira fase, o consumidor já está um pouco mais maduro com relação ao problema. Agora a sua empresa já tem em vista as soluções para ajudá-lo a resolver. E se ele foi conduzido corretamente, certamente a sua empresa será levada em consideração.

Então, é a hora de apresentar o seu produto ou serviço, convencendo-o de que esse é o momento de tomar uma decisão. Vale a pena apostar em estratégias potenciais de convencimento.

Talvez mostrar cases de sucesso, mostrando que o seu produto ou serviço deu muito certo com outras pessoas. 

Esse conteúdo pode ser compartilhado por meio de e-mail marketing, com informações sobre os benefícios e a proposta de valor, ou por meio de depoimento de clientes.

A Decisão de Compra

Nessa última etapa da jornada do consumidor, ele já tem todas as informações necessárias para tomar uma decisão. Por isso, é muito importante mostrar os diferenciais que a sua empresa possui, fazendo com que ela se destaque da concorrência.

Aí fica o questionamento? Como fazer isso? Muitas empresas encerram suas jornadas com períodos de teste gratuitos, colocando o cliente em contato direto com a solução, algo que aumenta as chances de conversão.

Diante de todas essas informações, podemos concluir que a jornada do consumidor é o processo que o cliente deve passar ao longo do ciclo de compra. 

Além disso, a jornada precisa passar por todas essas etapas para que fique ainda mais fácil para os profissionais de marketing e vendas persuadirem o público alvo.

E você, já conhecia essa jornada? Conte pra gente! Deixe um comentário e compartilhe em suas redes sociais!

Nos vemos no próximo post. Até lá!

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