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Estratégias de Marketing Digital: Como aplicá-las na Área Médica?

Atualizado em 18/03/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Com o avanço da tecnologia, a internet e as redes sociais passaram a ser aliadas da área médica, tendo um papel importante na hora de encontrar novos pacientes. Mas, para obter sucesso nessa busca, é necessário criar estratégias de marketing e saber como executá-las.

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre o assunto e você vai descobrir como aplicar essas estratégias nesse setor. Acompanhe a seguir!

Como iniciar um planejamento de marketing médico? 

Para começar o seu planejamento, existem alguns passos para você seguir, e se realmente quiser obter sucesso lá na frente, não deve pular nenhum deles. 

1 - Buscar parcerias confiáveis

É importante fechar parcerias com profissionais de confiança, que já tenham um nível de experiência necessário para te ajudar a divulgar o seu trabalho sempre com ética e eficácia.

Quando você encontra parceiros confiáveis, eles conseguem te auxiliar nos outros passos com mais confiança e precisão, aumentando as chances de sucesso.

2 - Estar atento às limitações legais do marketing

Se você é um médico ou outro profissional da área da saúde, saiba que é possível divulgar com bastante eficácia os seus serviços. Porém, é necessário conhecer as limitações legais para que isso seja feito.

Por exemplo, não adiantaria criar uma baita estratégia de marketing para divulgar a sua clínica, se ela não está dentro dos limites que são definidos pelo Conselho Federal de Medicina.

Então, é importante estar atento a esse detalhe, ao que pode ou não ser feito em suas estratégias.

3 - Definir os objetivos

Também é essencial que você defina os seus objetivos, ou seja, o que você realmente pretende ao colocar as estratégias em prática e quais serão os pontos importantes para a sua clínica. Você pode pensar em objetivos como:

  • Conquistar pacientes;
  • Continuar fidelizando os pacientes atuais;
  • Informar a população sobre alguns tratamentos ou doenças;
  • Divulgar novos procedimentos.

4 - Defina as táticas para atrair o seu público

Nessa etapa você deve definir os canais e as táticas que utilizará para atrair o seu público. Abaixo, destacamos algumas formas de atrair mais pacientes, entre outros interessados em seu serviço:

  • Redes sociais: Canal ideal para a distribuição do conteúdo e interação do público de forma dinâmica;
  • Site: Ter um site próprio é fundamental, pois ele se tornará o seu canal exclusivo de comunicação com futuros clientes;
  • Identidade visual: Sua marca deve ser forte e de fácil identificação;
  • E-mail marketing: Um dos canais que ainda possui uma melhor taxa de conversão.
  • Eventos: A participação em eventos da área médica pode fortalecer ainda mais a sua imagem, como uma autoridade.
  • Links patrocinados: O anúncio do seu site nas redes sociais e outros mecanismos de busca não é ilegal e pode garantir bons resultados.

5 - Escolher indicadores de desempenho

Agora que você já sabe quais devem ser os objetivos da sua estratégia, é a hora de escolher os indicadores de desempenho. Um dos mais conhecidos no marketing digital são os chamados KPIs.

Os KPIs são importantes para saber se o seu plano está funcionando conforme o esperado ou não. 

São coletados dados dos canais utilizados, determinando os pontos do seu planejamento que precisam de ajustes para obter resultados positivos.

E como estruturar o planejamento?

Agora é o momento de estruturar tudo o que você definiu anteriormente e preparar a sua estratégia de marketing para a área médica ou da saúde.

Primeiro, você deve preparar os canais de distribuição do seu conteúdo. Se decidiu usar um blog? Perfeito! Já pode criá-lo.

Se optou pelas redes sociais, também já pode criar os perfis e deixá-los prontos para as atualizações.

Isso pode ser feito em todos os canais, como o site e até mesmo o software do e-mail marketing.

Também é importante escolher ferramentas que possam facilitar o seu trabalho em cada um desses canais. 

Se for preciso, contrate profissionais para te auxiliar nessas tarefas, uma vez que o número de pacientes e buscas por informações começará a ser maior.

Assim sendo, podemos dizer que quando você conta com uma equipe bem preparada, terá um efeito positivo e mostrará um trabalho mais humanizado aos pacientes.

Como executar as estratégias?

Se preparar e planejar muito bem as estratégias, mas não saber como executá-las, não é um bom caminho.

Por isso, você não deve desviar do plano. Isso significa que você deve resistir a qualquer alteração de tudo o que foi definido até aqui. Lembre-se que mudar por medo de não dar certo, não é uma boa ideia.

Você pode utilizar indicadores de desempenho para realizar ajustes. É aí que entram os KPIs que falamos anteriormente.

Por último e não menos importante, procure não perder o seu foco, que é atender da melhor forma possível e atrair novos pacientes com atualizações e informações concretas.

Viu só? É possível sim criar estratégias de marketing digital para a área médica e obter bons resultados.  Comente abaixo quais as estratégias que você utiliza ou pensa em utilizar em seu consultório.

Não esqueça de compartilhar o conteúdo. Até a próxima!

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