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Marketing Médico: Por onde começar?

Atualizado em 17/11/2021
Tempo de leitura: 3 min.

O marketing médico é um conjunto de ações que visam aumentar a visibilidade médica com a intenção de atrair e fidelizar novos pacientes. 

Além de ser uma ótima forma de obter reconhecimento na área médica, consolidando seu nome ou de sua clínica. Afinal, por onde começar? 

Confira algumas técnicas e dicas valiosas sobre o Marketing Médico!

O Marketing Médico

O marketing médico é um conjunto de estratégias que ajudam a melhorar a percepção do público sobre os serviços oferecidos, construir ou melhorar a autoridade médica e conquistar novos pacientes, superando a concorrência.

A implementação desse conjunto de estratégias é importante para atrair e fidelizar o público-alvo, visando o aumento no número de pacientes. Além de ser uma forma de aproximação entre o médico e pacientes.

Como Começar no Marketing Médico?

Para iniciar no marketing médico é necessário seguir alguns passos para possibilitar o sucesso no meio digital.

Defina as diretrizes para Material Gráfico

Todo material gráfico impresso para identificação do profissional deve conter:

  • Nome do médico;
  • Especialidade ou área de atuação;
  • CRM local;
  • Registro de Qualificação de Especialista (RQE).

Em relação aos impressos da clínica, deve estar expressa as seguintes informações:

  • Nome completo, especialidade, número do CRM e RQE;
  • Identificação do médico responsável técnico-clínico.

Defina e conheça o Público-Alvo

É importante definir e conhecer as necessidades e o perfil dos pacientes que deseja atingir, para que as técnicas de marketing sejam direcionadas exclusivamente para o público ideal que busca determinada especialidade.  

Avalie a Concorrência

Dessa forma é possível avaliar quanto será necessário investir para ter um bom resultado, destacando em meio aos concorrentes de maneira positiva.

Crie uma Identidade Visual

Criar uma identidade visual clara e bem posicionada em todos os canais de comunicação, é importante para transmitir ao público uma noção do que é oferecido no consultório e como as necessidades do paciente serão supridas. 

Site Otimizado

Um site otimizado é importante para que o usuário tenha uma boa experiência de navegação, e também para o posicionamento na pesquisa do google. Portanto, é necessário que o site tenha:

  • Identidade visual impecável;
  • Harmonia do design;
  • Informações de contato;
  • Seções do site em uma página; 
  • Otimizar o site para mecanismos de busca (SEO);
  • Agendamento online de consultas e chat disponível.

Conheça o Conselho Federal de Medicina (CFM)

O Código de Ética e as resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM), estabelecem os critérios da publicidade médica, com a intenção de evitar o sensacionalismo, autopromoção, abuso em propagandas e mercantilização do ato médico.

Quais os limites do Marketing para Médicos?

A Resolução CFM n°1.974/11 e a Resolução CFM n°2.126/15 determinam quais são os limites da publicidade e propaganda para os profissionais da medicina

Fotos de “Antes e Depois” de Pacientes

O CFM veta a exposição de pacientes para fins publicitários, segundo a Resolução 1.0974/11:

“Art. 3º É vedado ao médico: g) Expor a figura de seu paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa do mesmo […].”

  • Toda publicação deve ter um responsável;
  • Preço da consulta.

Expor Equipamentos e Garantia de Resultados do Tratamento

O anúncio de novos equipamentos não podem sugerir que garantem o sucesso do tratamento.

Não se deve garantir o resultado do tratamento. 

Propagandas Sensacionalistas

O CFM proíbe o uso de expressões com tom sensacionalista, como: “o melhor”, “o mais eficiente”, “resultado garantido".

Participação em Anúncios

Segundo a Resolução 1.974/2011 do CFM:

“Art. 3º É vedado ao médico:

c) Participar de anúncios de empresas ou produtos ligados à Medicina, dispositivo este que alcança, inclusive, as entidades sindicais ou associativas médicas;

d) Permitir que seu nome seja incluído em propaganda enganosa de qualquer natureza;

e) Permitir que seu nome circule em qualquer mídia, inclusive na internet, em matérias desprovidas de rigor científico;”.

Divulgação de Prêmios e Destaques

A Resolução 1.974/11 também veta a participação dos médicos em concursos e premiações, a fim de promover a auto imagem.

“Art. 12 O médico não deve permitir que seu nome seja incluído em concursos ou similares, cuja finalidade seja escolher o “médico do ano”, “destaque”, “melhor médico” ou outras denominações que visam ao objetivo promocional ou de propaganda, individual ou coletivo.”.

Divulgação dos Preços dos Serviços

O Anexo I, item 6 da Resolução 1.974/11, aborda as proibições gerais.

“XIV – divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços;”

O Marketing Médico vale a pena?

O Marketing Médico é uma forma de atrair pacientes e fidelizá-los, por meio de publicações e postagens que visam fornecer informações importantes sobre a saúde, fortalecendo o vínculo entre o médico e seus pacientes, sem nunca descartar a necessidade de um atendimento profissional presencial.

Para realizar as estratégias de Marketing Médico de forma adequada seguindo as normas e resoluções da CFM, contrate uma agência especializada!

Apenas uma agência especializada em Marketing Médico, saberá como realizar e auxiliar nos procedimentos necessários para uma boa estratégia de marketing.  

Você sabia sobre a importância do marketing médico? Para mais informações entre em contato com nossa equipe!

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