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Estratégias de Marketing em Mídias Sociais 

Atualizado em 22/05/2024
Tempo de leitura: 3 min.

As mídias sociais oferecem espaço, recursos e ferramentas para elaborar excelentes estratégias de marketing. Por isso, explorar esses canais faz toda a diferença para alcançar os melhores resultados junto ao seu público.

As redes sociais já tem quase 5 bilhões de usuários no mundo inteiro. Mais de 60% da população do globo estão presentes nessas plataformas. É por isso que tem se falado tanto sobre estratégias de marketing em mídias sociais.

Esses canais oferecem grandes oportunidades para a divulgação de empresas, marcas, produtos e profissionais. Apresentam diferenciais interessantes e conversam de forma direta com o público. Por isso, é muito válido explorar ações para aproveitar todo o potencial que têm.

Neste artigo vamos conversar um pouco sobre esse assunto para entender por que é interessante explorar as mídias sociais no marketing, e como aplicar estratégias eficazes nessas plataformas.

Por que explorar as mídias sociais no marketing?

A humanização das marcas têm se mostrado um fator essencial para o sucesso delas junto ao público. Afinal, as pessoas querem estar em contato com outras pessoas e cada vez mais estão em busca de atendimento personalizado.

Esses são dois motivos por que você precisa explorar as mídias sociais no marketing. Essas plataformas têm a grande vantagem de permitirem a criação de perfis de forma gratuita, e esse já é um grande passo para manter um contato maior com o público consumidor.

Essa ação tão simples já permite se aproximar das pessoas e fazer parte do dia a dia delas. É por isso que as mídias sociais ajudam a humanizar as marcas e conversar de forma direta com o público em geral e com os clientes em potencial.

Fazer marketing nas mídias sociais aumenta o engajamento do público com a marca e faz com que ela alcance um grande número de pessoas, vencendo barreiras geográficas. Faz com que a empresa se torne cada vez mais conhecida no mercado.

As mídias sociais também são uma grande fonte de dados e informações, permitindo conhecer melhor a sua audiência. Assim você pode traçar estratégias ainda mais eficazes para obter conversões com diferentes objetivos.

Não podemos esquecer justamente esse detalhe. As funcionalidades e recursos oferecidos nas mídias sociais trazem excelentes ferramentas para gerar tráfego, conversões e segmentar anúncios de uma forma mais precisa, o que influencia de forma positiva nos resultados.

Como aplicar estratégias de marketing nas mídias sociais?

É importante ressaltar que o marketing nas mídias sociais não se resume a fazer publicações no feed. Como você viu, existem diversos benefícios em explorar esses canais, e são muitas ações e atividades envolvidas, por exemplo:

  • planejamento das ações;
  • produção de diferentes tipos de conteúdo;
  • investimento em anúncios;
  • interação e engajamento com o público;
  • monitoramento do desempenho da estratégia.

Ou seja, você pode criar toda uma estratégia de marketing voltada para as mídias sociais. Mas para colher bons resultados é preciso fazer tudo do jeito certo. Afinal, só as postagens feitas de forma aleatória ou com o mínimo de planejamento não vão surtir o efeito que você deseja.

Confira a seguir como colocar em prática as suas estratégias de marketing em mídias sociais para ter ótimos resultados.

Defina os objetivos

Que tipo de resultado você pretende alcançar com as mídias sociais?

  • Maior alcance?
  • Reconhecimento da marca?
  • Engajamento do público?
  • Direcionamento de tráfego?
  • Geração de leads?
  • Aumento de vendas?
  • Atendimento ao consumidor?

Essas são algumas das possibilidades. Estabeleça o que você quer para saber qual caminho seguir.

Escolha as mídias ideais

Sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais que existem. Escolha aquelas que são mais alinhadas ao perfil do seu negócio e que façam parte do dia a dia do seu público-alvo, para alcançar as pessoas certas.

Crie conteúdos relevantes

O ideal é que você crie novos conteúdos e não fique repostando aquilo que já existe. Prefira algo único e que seja elaborado pensando em seu cliente em potencial e na sua audiência. Exclusividade é essencial.

Elabore um calendário editorial

Ele é muito importante para definir quais ações serão realizadas, que tipo de conteúdo será publicado, quando isso vai acontecer, qual a frequência ideal e os temas que serão explorados. Assim você mantém a recorrência e não perde oportunidades.

Trabalhe de forma orgânica e paga

Os dois formatos são importantes para os seus resultados. Afinal, as estratégias orgânicas mantêm o perfil ativo, promovendo informação e engajamento. Já as estratégias pagas ajudam a segmentar publicações específicas com o intuito de atingir um determinado objetivo.

Para finalizar, não se esqueça de acompanhar as métricas de desempenho das suas postagens. Observe os indicadores, veja como cada publicação está saindo e invista naquilo que funciona com o público para que o seu marketing nas mídias sociais seja cada vez mais eficaz.

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