Lógico, assim que você ler esse título vai falar "uma empresa especializada em marketing digital vai falar que ele é importante, não tenha dúvida".
Mas eu vou mostrar para você, a partir de hoje, a real importância do marketing digital no crescimento da sua empresa e eu diria mais ainda, na sobrevivência dela.
O mundo não para de crescer e de evoluir e acreditar que as novas gerações vão agir da mesma forma como agiam seus pais é o maior engano que existe.
O mercado de trabalho (e de consumo) está recheado de jovens que nasceram sob o reinado da internet. Muitos não viram ou nem sabem o que foi um dos pilares do comércio no Brasil que era uma lista telefônica. Sim, jovens brasileiros, existiu um livro, um caderno ou algo do tipo que continha uma lista de telefones e, consequentemente, de empresas do Brasil, logicamente distribuídos por cidades.
Índice
Logo inventaram um empresa que se chamava Páginas Amarelas (podemos falar que era o Google dos negócios até os anos 70 ou 80), nela as empresas anunciavam seus produtos (e pagavam por isso), as empresas recebiam gratuitamente essa tal páginas amarelas e usavam como consulta para quase todos os negócios que faziam ou faziam negócios somente na base da indicação.
Pois bem, meus amigos, a internet cresceu e uns caras inventaram o Google, acreditem, o mundo mudou depois disso. Eu sinceramente acredito que no futuro os historiadores usarão o termo A.G e D.G (antes do Google e depois do Google).
A partir do momento que o Google invadiu nossas vidas (ou nossos computadores) o marketing mudou, aliás o mundo mudou e acreditem, para muito melhor.
A geração que nasceu sob a ditadura do Google é muito mais informada, possui ferramentas de consultas instantâneas e usa essa ferramenta de forma muito inteligente e rápida, afinal vivem na frente do seu computador, tablet ou smartphone.
O Google surgiu diante de uma enorme quantidade de informações soltas na internet, onde o seu papel foi simplesmente organizar essas informações e mostrar ao usuário o que realmente interessa, o que realmente tem relevância para o usuário. E se você está começando a estudar marketing digital e o Google, guarde muito bem o termo “RELEVÂNCIA”.
Duas curiosidades sobre o Google: se você for curioso o bastante clique na parte inferior na página do Google onde está escrito “Sobre” e você vai ler:
A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.
Assim como falei para vocês agora há pouco.
A segunda frase muito interessante é verdade número 1 dentro do Google:
Concentre-se no usuário e tudo mais virá.
Primeiro é o fato de TODAS as pessoas hoje em dia procurarem simplesmente tudo que precisam na internet e quando falamos em um buscador, o Google virou quase sinônimo de internet com mais de 90% das buscas feitas hoje no Brasil.
O Google por sua vez organizou todas as informações e tem como missão propiciar ao usuário a melhor experiência sobre determinada busca.
O marketing digital entra nesse momento, simplesmente fazer um site não significa marketing digital.
Um site precisa ser planejado, pensado em como o usuário vai procurar determinado produto ou marca, ele precisa ter conteúdo realmente relevante a esse usuário, ele precisa ter uma resposta rápida, ele precisa ter informações atualizadas, ele precisa interagir, afinal vivemos em uma época mágica da interação, da comunicação rápida.
Tudo isso se resume a marketing digital, pensar um site de forma que ele tenha conteúdo realmente relevante e bem organizado, que seja carregado rapidamente, que seja acessado de diferentes plataformas, que possua a resposta para todas as dúvidas desse consumidor cada vez mais inteligente e bem informado.
Bem amigos, por hoje acredito que tenha me alongado demais no assunto, dando exemplos e explicando detalhadamente cada processo. Nos próximos posts entraremos em mais detalhes sobre cada assunto especificamente.