Talvez você já tenha percebido que algumas empresas fazem questão de deixar claro para seus clientes como estão engajadas com questões sustentáveis, e logo mostram que seus produtos são ‘verdes’, ou seja, 100% naturais, eco-friendly, entre outros. São vários os discursos de que os produtos são amigos do meio ambiente, e que a produção de tal material não agride a natureza. Tudo isso faz parte do chamado Marketing verde. Mas, porque recebe esse nome e qual seria o seu objetivo? No post de hoje, nós vamos explicar melhor como ele funciona.
Índice
O marketing verde, conhecido também como marketing ambiental ou eco marketing, surgiu na Europa e nos Estados Unidos, em um primeiro momento, para despertar a consciência ecológica da população no geral.
Em resumo, é uma forma de a empresa vender uma imagem de consciência ecológica, através de um marketing com apelo ambiental, ou seja, o marketing verde, e pode ser considerado como uma estratégia de marketing focada nos benefícios dos produtos, da forma como foram produzidos e da postura em geral adotada pela empresa.
Desta forma, certamente não bastará que a empresa transmita apenas uma imagem consciente, mas sim que passe a ter uma atitude verdadeira de transformação, responsabilidade social, cultural, econômica, e colocar tudo isso em prática.
Para um empreendimento estar de acordo com o marketing ambiental, é necessário estar:
Conforme dissemos anteriormente, não existe uma responsabilidade somente ambiental, mas também social, cultural e econômica para que o marketing verde funcione. Além disso, é necessário que a empresa utilize os 3 R´s: Reduzir, reciclar e reutilizar.
Os 4 S´s também devem estar inclusos, como: Sustentabilidade, satisfação, segurança e aceitação social. Investindo em aspectos como estes, a empresa não terá somente uma economia de energia e gastos em produção, mas também conseguirá contribuir com um meio ambiente sustentável, e ao mesmo tempo, conquistar um bom luro.
As empresas podem investir fortemente em reciclagem, ou no reaproveitamento de materiais, o que além de ambiental e socialmente correto, também gera economia, e faz com que o consumidor sinta admiração pelo seu produto.
Além disso, também podem começar a eliminar ou substituir produtos poluentes, por outros que não agridam a natureza, separar e destinar o lixo de maneira adequada, e não utilizar ou tentar reduzir o uso de materiais não biodegradáveis.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o marketing verde, deixe o seu comentário abaixo sobre o tema!