Pode não parecer tão comum, mas o mobile first é um conceito que vem ganhando cada vez mais espaço em projetos digitais e ações de marketing, transformando a maneira como as empresas disponibilizam o seu conteúdo com facilidade.
Se você ainda não conhece o mobile first, no post de hoje vamos falar um pouco mais sobre o assunto, explicando sua importância. Acompanhe os detalhes a seguir!
Índice
O mobile first está em constante crescimento no mundo do marketing e como o próprio nome sugere, é uma abordagem na qual a criação e o design de sites, aplicativos e estratégias são desenvolvidos pensando primeiro na experiência do usuário em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Em outras palavras, o mobile first desenvolvido pelo diretor de produto do Google, Luke Wroblewski, sugere que sejam feitas adaptações para o desktop apenas quando necessário.
É certo que o computador foi, por muito tempo, o principal dispositivo utilizado após a criação de uma página.
Mas, com o surgimento do mobile first, o formato de exibição das páginas em smartphones foi privilegiado, passando a funcionar como uma base para os projetos de sites.
Em um cenário onde os smartphones fazem parte do dia a dia, entender e adotar o mobile first é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia, além de outros fatores que afirmam a sua importância, sendo eles:
Como já citamos, cada vez mais pessoas utilizam seus smartphones para navegar na internet, fazer compras, acessar redes sociais e consumir conteúdo. Ignorar esse público é perder uma parte significativa do mercado.
Os mecanismos de busca, como o Google, priorizam os sites otimizados para os dispositivos móveis. Isso significa que, se o seu site não estiver de acordo com o dispositivo, ele terá uma classificação inferior nos resultados de pesquisa, afetando a visibilidade de sua marca.
Uma experiência positiva do usuário é essencial para conquistar e fidelizar clientes. Sites e aplicativos que carregam rapidamente, são fáceis de navegar e se ajustam bem às telas menores dos dispositivos móveis, têm mais chances de atrair usuários.
As redes sociais são amplamente acessadas por dispositivos móveis. Portanto, uma estratégia de marketing eficaz deve considerar a maneira como os consumidores interagem e adaptar o conteúdo para atender a esses hábitos.
Os dispositivos móveis permitem o uso de informações de localização, o que é importante para personalizar campanhas de marketing com base no local do usuário.
Para finalizar, podemos dizer que o mobile first não é apenas uma opção no marketing digital atual, mas sim uma necessidade. Deixar de lado a importância dos dispositivos móveis pode prejudicar seriamente a visibilidade, o alcance e a eficácia das estratégias de marketing de uma empresa.
Portanto, investir na otimização dos sites para os dispositivos móveis, que levarão experiências positivas aos usuários, é um passo fundamental para o sucesso dos seus negócios.
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