Com certeza você já sabe que colocar links em seus artigos é uma estratégia SEO, não é mesmo? Caprichar em links internos e externos é importante e ajuda a dar bons resultados, porém, o ideal seria que você também tivesse link building.
Essa é mais uma forma de mostrar para o Google como seu site é influente e relevante no nicho ao qual pertence. E é por isso que o link building ajuda a dar credibilidade e melhores posições para os sites que o possuem.
E você sabe o que é o link building? Sabe da importância dessa estratégia para se manter forte no mercado? Então continue lendo este post porque vou explicar tudo o que você precisa saber sobre ele.
Índice
Em seus artigos você já deve ter feito citações de números, pesquisas e estatísticas, e também deve ter linkado para a sua fonte de referência, certo? Isso que você acabou de fazer, para seu site é um link externo, mas para o site de destino é um link building.
Essa estratégia trata-se de dizer para o leitor que ele também deve ler esse outro site porque ali há coisas do seu interesse. É como sugerir a leitura, indicar alguém que seja especialista naquilo que você está dizendo.
Nós costumamos fazer isso muitas vezes, já que precisamos confirmar os argumentos que utilizamos. Mas o ideal seria que outros sites fizessem isso para nós também. Ou seja, que outras páginas fizessem link para o nosso conteúdo.
Nesse caso seríamos nós os indicados, as pessoas estariam se referindo ao nosso negócio e colocando-nos como uma referência para quem deseja saber mais sobre o assunto. Então, o link building é a recomendação do seu site para um público que nem sempre é o seu também.
Geralmente o link building é feito a partir de sites que são do mesmo nicho que o seu, ou pelo menos algum muito próximo, porque então os temas abordados devem ser similares para que se possa haver essa relação entre eles.
Sempre que alguém recomenda algo para outras pessoas isso promove a credibilidade de quem está sendo indicado. Afinal, ninguém vai recomendar um serviço ou produto ruim para os outros, certo?
O link building, como é a recomendação de um site, ajuda a dar credibilidade para o indicado também, e isso aos olhos do Google, o que é bem melhor. Ele entende que se um site está indicado por meio da linkagem, é porque ele realmente é confiável o oferece um conteúdo relevante e de qualidade.
Com isso, o Google melhora a posição do site indicado, já que ele tem admiradores e pessoas que confiam em seu trabalho. Isso faz com que você apareça ainda mais na internet, e ganhe um bom mercado, além de mais audiência.
Não vou mentir pra você, conseguir link building não é nada fácil. Isso porque o ideal é conseguir links de qualidade, e para isso, é preciso que seu site ofereça conteúdos de qualidade e tenha algum material de destaque que chame a atenção dos outros empreendedores.
É essencial que o link seja natural e despretensioso, que venha de uma boa fonte, e conseguir essa parceira pode ser difícil. Não é à toa que muita gente acaba hackeando outros sites para fazer a linkagem, mas nem preciso dizer que essa é uma prática ilegal, não é?
Mas existem formas legais de conseguir link building, como:
Apostar em parcerias também é uma boa medida, mas é preciso que seu site já tenha alguma estrutura para que isso seja interessante para sites maiores. De toda forma, não custa tentar, mas sempre pesquise antes sobre o site, para saber se ele realmente tem boa reputação.
Se você conseguir o link building será algo muito bom para seu site, mas se for para adotar métodos ilegais, prefira não fazer, porque uma hora o Google descobrirá e você pode ser banido. Prefira os métodos legais e continue investindo em seu conteúdo para atrair a atenção de outros sites.