O marketing médico é um conjunto de ações que visam aumentar a visibilidade médica com a intenção de atrair e fidelizar novos pacientes.
Além de ser uma ótima forma de obter reconhecimento na área médica, consolidando seu nome ou de sua clínica. Afinal, por onde começar?
Confira algumas técnicas e dicas valiosas sobre o Marketing Médico!
Índice
O marketing médico é um conjunto de estratégias que ajudam a melhorar a percepção do público sobre os serviços oferecidos, construir ou melhorar a autoridade médica e conquistar novos pacientes, superando a concorrência.
A implementação desse conjunto de estratégias é importante para atrair e fidelizar o público-alvo, visando o aumento no número de pacientes. Além de ser uma forma de aproximação entre o médico e pacientes.
Para iniciar no marketing médico é necessário seguir alguns passos para possibilitar o sucesso no meio digital.
Todo material gráfico impresso para identificação do profissional deve conter:
Em relação aos impressos da clínica, deve estar expressa as seguintes informações:
É importante definir e conhecer as necessidades e o perfil dos pacientes que deseja atingir, para que as técnicas de marketing sejam direcionadas exclusivamente para o público ideal que busca determinada especialidade.
Dessa forma é possível avaliar quanto será necessário investir para ter um bom resultado, destacando em meio aos concorrentes de maneira positiva.
Criar uma identidade visual clara e bem posicionada em todos os canais de comunicação, é importante para transmitir ao público uma noção do que é oferecido no consultório e como as necessidades do paciente serão supridas.
Um site otimizado é importante para que o usuário tenha uma boa experiência de navegação, e também para o posicionamento na pesquisa do google. Portanto, é necessário que o site tenha:
O Código de Ética e as resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM), estabelecem os critérios da publicidade médica, com a intenção de evitar o sensacionalismo, autopromoção, abuso em propagandas e mercantilização do ato médico.
A Resolução CFM n°1.974/11 e a Resolução CFM n°2.126/15 determinam quais são os limites da publicidade e propaganda para os profissionais da medicina
O CFM veta a exposição de pacientes para fins publicitários, segundo a Resolução 1.0974/11:
“Art. 3º É vedado ao médico: g) Expor a figura de seu paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa do mesmo […].”
O anúncio de novos equipamentos não podem sugerir que garantem o sucesso do tratamento.
Não se deve garantir o resultado do tratamento.
O CFM proíbe o uso de expressões com tom sensacionalista, como: “o melhor”, “o mais eficiente”, “resultado garantido".
Segundo a Resolução 1.974/2011 do CFM:
“Art. 3º É vedado ao médico:
c) Participar de anúncios de empresas ou produtos ligados à Medicina, dispositivo este que alcança, inclusive, as entidades sindicais ou associativas médicas;
d) Permitir que seu nome seja incluído em propaganda enganosa de qualquer natureza;
e) Permitir que seu nome circule em qualquer mídia, inclusive na internet, em matérias desprovidas de rigor científico;”.
A Resolução 1.974/11 também veta a participação dos médicos em concursos e premiações, a fim de promover a auto imagem.
“Art. 12 O médico não deve permitir que seu nome seja incluído em concursos ou similares, cuja finalidade seja escolher o “médico do ano”, “destaque”, “melhor médico” ou outras denominações que visam ao objetivo promocional ou de propaganda, individual ou coletivo.”.
O Anexo I, item 6 da Resolução 1.974/11, aborda as proibições gerais.
“XIV – divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços;”
O Marketing Médico é uma forma de atrair pacientes e fidelizá-los, por meio de publicações e postagens que visam fornecer informações importantes sobre a saúde, fortalecendo o vínculo entre o médico e seus pacientes, sem nunca descartar a necessidade de um atendimento profissional presencial.
Para realizar as estratégias de Marketing Médico de forma adequada seguindo as normas e resoluções da CFM, contrate uma agência especializada!
Apenas uma agência especializada em Marketing Médico, saberá como realizar e auxiliar nos procedimentos necessários para uma boa estratégia de marketing.
Você sabia sobre a importância do marketing médico? Para mais informações entre em contato com nossa equipe!