O marketing médico também envolve ações de pós-consulta para aumentar a satisfação do paciente e promover a fidelização dele. São práticas simples, porém eficazes, que cultivam um relacionamento saudável com o público e mantêm a sua clínica sempre por perto para ser lembrada.
Muito ouvimos falar a respeito das estratégias de pós-venda que devem ser adotadas pelos lojistas para fidelizar clientes. Mas você sabia que as clínicas médicas também precisam adotar esse tipo de estratégia? Nesse caso, o pós-consulta.
Essa é uma etapa muito importante para garantir a boa experiência dos pacientes com a sua clínica. É uma excelente oportunidade para cultivar um relacionamento positivo e saudável com essas pessoas, ganhar a confiança delas e promover a fidelização, além de adquirir mais credibilidade.
Como tudo funciona de um jeito diferente do comércio em geral, preparamos este artigo para explicar quais são as melhores ações direcionadas para o marketing médico, a fim de garantir uma boa experiência pós-consulta para os seus pacientes. Confira!
Índice
Durante a consulta são oferecidas diversas instruções e recomendações para o paciente ou seus familiares, porém é comum que essas informações sejam esquecidas. Sendo assim, é interessante encaminhá-las via WhatsApp.
Podem ser enviadas recomendações específicas acerca de determinados cuidados, da administração de medicamentos, de medidas importantes para contribuir com a saúde ou a recuperação da pessoa, entre outras. É um suporte muito válido e útil para o paciente, além de demonstrar um cuidado diferenciado e atenção do médico com o tratamento.
Quando o paciente precisa realizar exames ou retornos também podemos encaminhar mensagens com esse teor, a fim de reforçar as ações pós-consulta.
Os lembretes podem ser enviados por meio de mensagens via WhatsApp, por e-mail e até mesmo SMS. O mais importante é utilizar o canal que está de acordo com as preferências e os hábitos do paciente.
Outra ação interessante para o pós-consulta é o compartilhamento de materiais informativos e educativos, com o intuito de contribuir para o paciente compreender melhor como cuidar da sua saúde ou até mesmo do seu problema em específico.
Aqui é válido trabalhar a segmentação para que você possa direcionar as mensagens para cada grupo de paciente de acordo com as características que eles têm em comum. Dessa forma estará incentivando a pessoa a ser protagonista dos cuidados com a sua própria saúde, além de se afirmar como autoridade e cultivar um relacionamento com seu público.
Como a intenção é fidelizar o paciente, sua clínica precisa fazer parte do dia a dia dele, e as redes sociais são grandes aliadas para essa estratégia.
Seu público precisa saber que você também está presente nessas plataformas, portanto, ao final das mensagens encaminhadas seja por qualquer canal, informe o seu perfil nas redes sociais para que as pessoas consigam encontrar mais facilmente a sua clínica e interagir com ela.
Já que falamos em interação, não se esqueça de que as redes sociais precisam ser atualizadas constantemente.
As postagens devem trazer conteúdos úteis e interessantes, que despertem o interesse da interação e do compartilhamento. Essa é mais uma ação de pós-consulta para que a sua clínica faça parte do dia a dia do público e trabalhe a humanização do atendimento.
Para aprimorar o atendimento oferecido aos pacientes devemos compreender onde estão possíveis falhas e gargalos para que eles sejam corrigidos. Ninguém melhor do que o próprio paciente para apontar esses detalhes.
Para conhecer esses aspectos fracos da clínica, é essencial fazer pesquisas de satisfação. Elas podem ser anônimas, mas devem ser realizadas para que você tenha dados e informações que ajudarão a nortear as suas próximas ações, decisões e investimentos.
As melhorias devem ser feitas para o público, a fim de garantir uma melhor experiência para ele. Então, escute as reclamações, sugestões e dê muita atenção para qualquer problema que acontecer, porque são indicativos daquilo que ainda precisa ser trabalhado.
Além disso, quando realizamos pesquisas de satisfação mostramos para o paciente a intenção em continuar oferecendo um atendimento cada vez melhor, e isso também gera satisfação.
Falamos sobre a importância de a sua clínica fazer parte do dia a dia dos pacientes, e outra ação para alcançar esse objetivo é mostrar que você se importa com os momentos vivenciados por essas pessoas.
Procure manter um banco de dados sempre atualizado para que você possa cumprimentar os seus pacientes durante datas especiais, por exemplo, no aniversário, no Dia das Mães ou dos Pais, no Natal, na Páscoa entre outras que façam sentido para os seus pacientes de acordo com o perfil de cada um deles.
Veja mais uma vez a importância de trabalhar a segmentação para encaminhar a mensagem ideal para as pessoas certas.
Não deixe de adotar ações pós-consulta porque elas são simples, mas fazem muita diferença para o paciente, uma vez que nem sempre ele recebe esse tipo de atenção. Aproveite a estratégia de benchmarking para observar os concorrentes e desenvolver um diferencial nessa etapa da jornada, garantindo um destaque ainda maior para a sua clínica.