Marketing Multinível pode ser um bom negócio? Descubra!

Marketing multinível é um modelo de vendas, onde o revendedor recebe uma participação nos lucros obtidos por ele, além de sua rede de revendedores. Desta forma, então, podemos dizer que se trata de uma modalidade de venda direta, baseada no contato entre os vendedores e os clientes.

Gostaria de saber mais sobre o que é marketing multinível, e se ele pode ser algo bom para sua empresa? Continue acompanhando o post de hoje.

Como funciona o marketing multinível?

Também chamado de marketing de rede, o marketing multinível foi desenvolvido na década de 1940, nos Estados Unidos, por Carl Rhenborg, sendo um marco na evolução das tradicionais diretas unilevel e ganho individual de comissões.

Em outras palavras, o marketing multinível surgiu para incentivar os revendedores. Isto é, além de vender, eles também podem atrair novos distribuidores para uma empresa. Basicamente, ele funciona como uma grande promoção, onde o vendedor passa a se tornar um líder, ou gerente de vendas, ampliando ganhos.

Neste modelo de marketing de rede, um revendedor precisa se esforçar para vender seus produtos para um cliente normal, que gera lucro direto, e atrair novos vendedores para a empresa, garantindo assim um lucro indireto, através de comissão residual.

Na prática, é um trabalho maior, pois você precisa formar sua equipe própria de vendas, oferecendo suporte a eles. Mas, ao final, todo esforço é recompensador, uma vez que quanto mais preparada sua equipe estiver, maiores os lucros.

Vantagens do marketing multinível

Entre as vantagens desse modelo, podemos destacar:

Autonomia de trabalho

Esse é um benefício que pode parecer somente mais um papo de vendedor. Porém, é inegável que trabalhar com uma venda direta, acaba oferecendo certa liberdade. Isto significa que, caso você entre neste modelo de negócios, poderá escolher as horas do dia em que irá trabalhar.

Essa pode ser considerada como uma das principais características do marketing multinível. Um exemplo: quando um revendedor recruta um novo distribuidor. Esse integrante novato poderá, após algum tempo, criar a sua rede própria.

Todos as pessoas inclusas nessa rede, por esse integrante novo, também poderão formar suas próprias equipes. Desta forma, os níveis da força de vendas acabam se multiplicando sequencialmente.

Justamente essa escalabilidade que caracteriza o marketing de rede, e amplifica assim os ganhos dos líderes de vendas.

Suporte para grandes empresas

Quando você trabalha com venda direta, você estará ingressando em um mercado consolidado por seus números e empresas bem nomeadas. De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), esse setor já movimentou cerca de R$ 40,4 bilhões até o ano de 2016.

Com relação à estrutura, são considerados planos bem definidos de comissão e bonificação, além da qualidade dos produtos, capacitação, compromisso e respeito com os revendedores.

Exemplos de empresas que praticam o marketing multinível

Agora vamos falar sobre as empresas que aderiram ao marketing multinível e deram muito certo. Selecionamos as principais a seguir.

Amway

A empresa faz parte do Grupo Alticor, sendo líder mundial nesse segmento há alguns anos. Presente em 100 países, ela conta com 3 milhões de empresários Amway, como são chamados seus revendedores.

Jequiti

Parte do Grupo Silvio Santos, a Jequiti, nos últimos anos, vem ganhando força e espaço nesse mercado de vendas diretas e marketing multinível, com produtos de perfumaria e beleza.

O programa chama a atenção pois, além das comissões tradicionais, também possibilita que seus consultores e gerentes participem de programas do SBT, como o Roda a Roda Jequiti.

São 4 décadas de história, sendo uma das maiores empresas globais de nutrição. A empresa já sofreu com acusações e campanhas que tentaram provar que se tratava de uma pirâmide. Mas, nenhum desses ataques afetaram. Depois de entender o que é marketing multinível, ficou mais fácil compreender as polêmicas.

Características de um profissional desta área

Para se tornar um bom profissional de network marketing, é necessário ter atitudes empreendedoras. Isto é, apresentar características como o desejo ou capacidade de idealizar, realizar e coordenar projetos ou negócios. Assim sendo, é necessário ter:

Criatividade

É preciso ser criativo para poder vislumbrar as novas oportunidades e ideias.

Iniciativa

Com iniciativa, o profissional de network marketing consegue colocar em prática suas ideias criadas.

Também é necessário demonstrar capacidade de coordenação e desenvolvimento de propostas, bem como o treinamento da sua equipe, estímulos e controle.

Perseverança

Essa é uma qualidade que serve de estímulo para a continuidade de projetos, uma vez que não é de uma hora para outra que o marketing multinível vai gerar lucros. É preciso, antes de mais nada, muito trabalho e paciência.

Bom relacionamento

Um bom profissional de MMN também precisa ter um bom relacionamento com todas as pessoas ao seu redor, criando uma ampla lista de contatos, composta por afiliados recrutados.

Marketing multinível e pirâmide são iguais?

Essa é uma das maiores polêmicas envolvendo o marketing multinível. Por uma parte do lucro do vendedor ser gerada através de produtividade dos distribuidores que ele recrutou, muitas pessoas acreditam que esse é um esquema de pirâmide.

Mas na verdade, não tem a ver com pirâmide! Além de serem ilegais no país, os esquemas de pirâmide carregam características determinantes para a sua caracterização, como por exemplo, o fato de não existirem produtos ou serviços sendo comercializados para quem estiver fora da pirâmide.

Ao final de tudo, quando você finalmente consegue se aprofundar nos conceitos sobre ‘o que é marketing multinível’, você consegue colocar em prática e assim, alcançar sua liberdade financeira.

Sua empresa já pensou em colocar em prática o marketing multinível? Conte-nos! E não esqueça de compartilhar o conteúdo!

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