Networking: Descubra como aumentar a sua rede de contatos

Você sabe o que é networking?

O networking é conhecido como “rede de contatos”, sendo a forma mais comum de cultivar relações profissionais em diversos ambientes, e utilizar essas relações para algum fim, como por exemplo, estreitar negociações comerciais ou simplesmente aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado.

Embora esta seja uma ação que ainda divide opiniões, pois algumas pessoas acabam considerando o networking como uma falsa atitude, é importante deixar claro que é essencial manter os bons relacionamentos, e isso serve para o lado pessoal e profissional, uma vez que existem diversos benefícios com a troca de informações.

Quer saber mais sobre o networking e de que maneira ele ajuda a aumentar sua rede de contatos, continue lendo e descubra!

Veja também: 5 ótimos motivos para sua empresa investir em redes sociais.

 

Os benefícios do networking para os seus negócios

É muito comum pensar em contatos como uma maneira de aumentar o ciclo social, construindo novas amizades e mantendo bons relacionamentos. Mas, a todo instante e através de pequenas ações, é possível se aproximar de várias pessoas que até então eram desconhecidas.

O que muitas vezes não paramos para pensar é como isso pode estar ligado a diversos aspectos de nossa vida, e não somente na área social. No ambiente profissional também é possível. Por exemplo, a convivência com pessoas inspiradoras pode ser uma oportunidade de aprimorar ideias e aumentar o seu potencial criativo.

No mundo dos negócios, o networking é uma ação fundamental, principalmente para aqueles que estão começando a empreender, ou seja, procurar uma rede de contatos é o primeiro passo para a organização de uma empresa. É importante buscar parceiros que tenham a mesma visão de mercado antes de definir o que você irá oferecer.

 

Como fazer um networking?

Primeiramente, você precisa definir a sua marca, com o que você deseja oferecer, ou seja, quais os seus valores, paixões e atributos pessoais, e o objetivo, pensando sempre no que você quer obter e aonde quer chegar.

Depois, você deverá criar um perfil nas redes sociais, de acordo com a sua marca, e utilizar fotos mais profissionais, mantendo também o seu currículo atualizado, uma assinatura de e-mail e um cartão de visitas.

O próximo passo é definir o público alvo, que geralmente são as pessoas que poderão te ajudar a conquistar os seus objetivos. E por fim, entrar em contato, o que poderá ser feito além do ambiente virtual, com um convite para um café ou almoço com profissionais que tenham os mesmos interesses que os seus, e aceitar convites semelhantes de outras pessoas também.

É importante buscar uma aproximação com pessoas que apresentam um perfil interessante para futuros negócios ou novos conhecimentos, e ter em mente que é preciso criar valor para os demais, afinal, a rede de relacionamento é uma troca de informações, imagem e experiência.

Veja também: Como utilizar o Linkedin para conquistar novos clientes.

Agora que você já sabe o que é o networking e como ele pode ajudar em seus negócios, que tal investir nesta ação?

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