A criação de uma página na internet é realizada a partir de diversos códigos, que são desenvolvidos por diferentes grupos de programadores.
Durante o desenvolvimento de uma página é necessário criar uma série de códigos, os que ficam localizados na parte interna de um site são criados pelo desenvolvedor Back-end, enquanto os da interface são desenvolvidos pelo Front-end.
Confira nesse artigo o que é Front-end e Back-end e quais são suas diferenças!
Índice
Entender as diferenças entre o Front-end e o Back-end não é uma tarefa difícil, visto que cada um cuida de uma parte diferente do desenvolvimento de um site.
O desenvolvedor de Front-end organiza a forma que o site é apresentado para o público, enquanto o desenvolvedor de Back-end cuida da parte interna do site.
A semelhança entre os dois desenvolvedores é que ambos precisam ter conhecimento básico da língua inglesa, já que os comandos são desenvolvidos nessa língua.
O Front-end é basicamente a parte visual de um site, no qual o usuário interage diretamente.
Portanto, o desenvolvedor de Front-end é responsável pela aparência do site e criação de páginas com boa navegação, que se adaptem para todo tipo de tela, otimizando o carregamento, para que o site funcione corretamente nos principais navegadores.
Além de integrar o que foi criado com o restante do projeto desenvolvido pelo Back-end.
O desenvolvedor de Front-end precisa ter o domínio sobre as ferramentas consideradas fundamentais para seu trabalho, sendo elas:
O HTML é considerado uma linguagem de marcação essencial para o Front-end, conhecida como núcleo do site, por fornecer o design geral e as funcionalidades como suas aplicações nas definições de menus, criação de botões, textos, entrada de dados;
O CSS é um código que oferece aos desenvolvedores uma gama de possibilidades para a criação de designs de sites interativos de forma flexível, possibilitando a definição de cores, alinhamento, tamanhos de fontes, animações, entre outras implementações para que o site não fique simples demais;
Atualmente o JavaScript é a linguagem mais utilizada, por ser versátil e permitir o acesso de elementos separados da página HTML principal.
O Back-end cuida do desenvolvimento do servidor, fornecendo os dados que são solicitados para a aplicação, para que sejam canalizados e organizados na base de dados.
Também conhecido como server-side, o desenvolvedor de Back-end é um arquiteto do site, criando códigos que servem para que todas as funções sejam executadas perfeitamente. Além de cuidar do banco de dados responsável por processar as informações que são recebidas pelo Front-end.
Para se tornar um desenvolvedor Back-end, além de saber programar utilizando linguagens específicas, é necessário conhecer e se aprofundar em alguns conceitos e áreas de conhecimento, como:
Servidor: Ambiente onde é realizada as operações Back-end;
Banco de dados: Serve como uma memória inteligente, por armazenar as informações, sendo possível realizar buscas dentro do site;
API (Application Programming Interface): Conecta os sistemas por meio de uma linguagem de programação comum, evitando a necessidade de programações complexas, por fazer com que a base de dados e serviços se comuniquem.
Escalabilidade: Considera as constantes adaptações que são feitas por conta de mudanças tecnológicas, maior tráfego de dados e até novos códigos.
Segurança: O Back-end também é responsável pela segurança, para prevenir a vulnerabilidade diante a ataques.
O desenvolvedor Back-end também deve ter domínio sobre os sistemas operacionais de servidores, para que possa definir o melhor a ser utilizado. As linguagens mais utilizadas são:
O PHP é uma linguagem utilizada em sites e aplicativos, conhecida por ser útil para incluir funções em páginas e por integrar as informações da página a um banco de dados, além de permitir a utilização da programação funcional ou procedural, enquanto trabalha com orientação de objetos.
A linguagem C# é uma das mais utilizadas no mundo, por ser possível ser aplicada para diversas finalidades, desde desktop, web e aplicativos móveis.
A Java é a linguagem de programação mais famosa do mercado, por ser multiplataforma é utilizada no desenvolvimento de projetos em várias áreas.
A linguagem Ruby é multiplataforma e pode ser utilizada em diversos sistemas operacionais.
Orientada a objetos, a Ruby possui um framework chamado de Rails, que serve para o desenvolvimento de aplicações web focada na produtividade pode ser utilizada para diversos tipos de casos
O Python é o código mais popular, por ter uma leitura fácil, é utilizado para desenvolvimento de web e machine learning.
Essa linguagem de programação integra os sistemas de forma eficaz, além de possuir código aberto e ser multiplataforma.
FullStack é o desenvolvedor que sabe programar o Front-End e o Back-end, sendo o mais requisitado no mercado de trabalho, por ser capaz de cuidar de todas as linhas de organização de um projeto digital.