O que é o copy de vendas? Entenda o conceito!

Copy de vendas é um texto que apresenta como objetivo a conversão. Em outras palavras, é um conteúdo que reúne técnicas persuasivas de escrita, no intuito de alavancar as vendas.

Se você já é ou está se tornando um copywriter, e quer saber mais sobre copy para vendas e sua importância, então continue acompanhando o post de hoje. Está imperdível!

Características do copy de vendas

Também conhecido como copywriting, copy de vendas é um conteúdo escrito de forma direta, para converter os leitores em leads, e os leads em negócios.

É uma técnica que vem sendo utilizada há bastante tempo, auxiliando em várias etapas de um funil de vendas.

Em geral, os anúncios em rádios, TV, jornais, outdoors e revistas, utilizam copy para vendas há décadas e décadas. Todos vendem sensações e emoções para o público, fazendo com que o cliente se veja tendo sucesso ao consumir o que foi ofertado.

Assim sendo, é possível dizer que a técnica de copy para vendas existe até hoje, e mudou apenas de ‘local’. Isto porque os anúncios nas mídias tradicionais perderam espaço, e com a internet em ascensão, as principais estratégias migraram para o marketing digital.

Então, o copy ganhou moldes novos, e atualmente, é algo consolidado devido ao inboud marketing, que visa tornar o visitante do site em lead, e o lead em cliente, conforme dissemos.

Hoje em dia, é o público que chega até a marca. As pessoas pensam no problema que têm, e fazem uma lista de possíveis soluções.

É justamente nessa lista que você precisa se posicionar, oferecendo uma boa solução, e sendo atrativo para que todos possam confiar rapidamente em sua marca.

A importância do copy para converter clientes

Vamos imaginar que sua empresa quer vender mais e melhor, correto? Então, é necessário entender o que é a conversão.

Quando pensamos em uma estratégia de marketing, a conversão pode ser um download de algum material rico em informações (como e-books, infográficos, etc) e até mesmo a inscrição em uma plataforma.

Geralmente, isto ocorre devido à criação de uma landing page. Porém, não é necessário que seja entregue exatamente assim.

Redes sociais, WhatsApp, e-mail marketing, entre outros, são canais que podem ajudar a persuadir o cliente, e fazê-lo chegar até a mensagem que você quer transmitir.

Algo que também pode gerar conversão é um anúncio no Google Ads. Você terá a chance de ter cliques, visualizações e inscrições. E tudo isso pode ser levado em conta, inclusive para uma venda.

Em resumo, a técnica de copy de vendas tem a missão de guiar os internautas pela jornada do cliente. E por isso, o texto deverá ser acompanhado de CTA, o famoso ‘Call to action’ ou chamada para ação.

Esse é o momento de pedir para que a pessoa, impactada com a mensagem, faça algo, como por exemplo:

  • Baixar o material;
  • Se inscrever em um canal;
  • Pedir uma avaliação;
  • Solicitar orçamento;

5 formas de fazer um copy de vendas matador

Não é fácil criar textos que convertam, certo? Embora ainda vejamos, em diversos textos, um ‘ligue já’, ou ‘clique aqui’, se você quiser elaborar um copy de vendas de qualidade, vai ter que ir além disso.

E agora que você já sabe o que é copy, selecionamos as 5 técnicas principais que podem te ajudar. Confira a seguir!

1 – Entender o problema

Primeiramente, é necessário entender o problema que a sua persona apresenta. Você deve, então, pensar como ela, entender suas dores e focar na solução.

É importante lembrar que, muitas vezes, o consumidor sequer terá identificado a necessidade de compra, e para que isso ocorra, vale recorrer ao que o seu produto tem como diferencial. Por exemplo:

  • Quais são suas vantagens?
  • Ele é mais útil e barato do que outros?
  • Quais as experiências que ele pode proporcionar?

Casando o problema com a solução, certamente você será capaz de produzir copies que possam dialogar diretamente com seu público alvo.

2. Despertar uma emoção

Antes, pensava-se que a decisão de uma compra era sempre racional. Mas, a verdade é que isso está associado com as emoções. As pessoas compram mais pela experiência.

Desta forma, o ideal para converter é utilizar a empatia. Um exemplo disso é a Coca-Cola, que associa sua marca a bons momentos em família. Ou a Red Bull, que liga a marca com a adrenalina dos esportes radicais.

Sensações e sentimentos são excelentes meios de conversão, e convencem o consumidor sobre a necessidade de dar um próximo passo.

3 – Chamar a atenção do leitor

Com certeza, você já sabe que existem concorrências de informações, e que as mesmas surgem no browser do navegador, e não são apenas anúncios.

Na internet, todas as páginas, ferramentas ou recursos já são suficientes para fazer com que a pessoa esqueça da sua copy e já parta para outra.

Por isso, é necessário chamar a atenção do leitor. Porém, isso ainda não é tudo! É preciso capturar o mesmo, de forma que ele não se deixe levar por outros elementos da tela.

4 – Conhecer sua persona

Adequação é a palavra chave de um copywriter. Se antes a intenção era dialogar com um público grande, atualmente isso é segmentado. E através disso, foi possível chegar a um único indivíduo: a persona.

Persona é um personagem fictício, que representa um cliente ideal. Quando você adapta seus textos às características da pessoa, as chances de conversão aumentam de forma significativa.

5 –   Utilizar gatilhos mentais

Os gatilhos mentais podem ser usados para uma conversão rápida, isto é, convencer o consumidor, em poucas palavras, a realizar uma ação em pouco tempo.

E existem diferentes tipos de gatilhos, com vários objetivos. Entre eles:

  • Urgência (Corra, pois é só amanhã);
  • Conexão (Problemas para cuidar do seu jardim?);
  • Especificidade (É mãe de gêmeos? Então, confira esse conteúdo);
  • Exclusividade (Convite especial para quem me segue no Instagram);
  • Reciprocidade (Cadastre-se agora e receba o e-book).

Com essas dicas citadas acima, você fará uma copy de venda verdadeiramente boa, e logo irá converter seus leitores em leads/clientes.

Se gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais! E fiquem ligados, porque na próxima semana, teremos um novo post para vocês!

melhore-sua-autoridade-na-internet-para-medicos
Web Hosting
analise-gratuida-de-marketing-digital

Entre em Contato

14 + 5 =

× Fale conosco