O que é o CRM e quais os seus benefícios?

As iniciais CRM ou ‘Customer Relantionship Management’ (em português: Gestão de Relacionamento com o Cliente) se refere a um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias voltadas para um determinado negócio, desde pequenas empresas e startups, até médias e grandes organizações.

O CRM é uma ferramenta que armazena informações como nome, endereço, telefone, entre outros, de clientes atuais e daqueles que podem vir a ser, além de todas as suas atividades, incluindo visitas a sites, e-mail enviados e outras diversas interações.

Gostaria de saber mais informações sobre o CRM e os seus benefícios? Continue lendo este artigo.

Por que utilizar o CRM?

Existem diversos tipos de CRM, e que podem ajudar as empresas a dispensarem os boletos e o esforço manual para que possam progredir. A plataforma, além de organizar as contas e os contatos de uma maneira mais acessível, também auxilia a equipe de vendas a ter dados sempre atualizados.

O que torna o CRM uma das soluções mais eficazes, e uma das tecnologias corporativas mais importantes e inovadoras para as empresas é o modo como ela utiliza as informações dos clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas.

 

Outros benefícios do CRM

Se houver a junção entre a plataforma de gerenciamento e uma boa equipe de vendas, os negócios irão fluir com mais vapor. Além de alguns benefícios já citados anteriormente, a ferramenta apresenta outras vantagens excelentes para a sua empresa. Vamos aos principais:

 

Maior poder de gerência

O CRM também é uma ferramenta que pode oferecer mais poder gerencial para o líder do setor comercial da empresa, para que ele possa verificar a produtividade, a força de vendas, entre outros.

Em poucos cliques é possível obter relatórios de desempenho, de cada um dos vendedores ou da equipe no geral. Isso é o que poderá ajudar no poder de decisão, na confecção de planos de ação, e a estipular metas e cobrar resultados, sem que seja preciso parar as atividades dos funcionários para enviar relatórios.

 

Estratégia de funil e fluxo de venda

Provavelmente você conhece a jornada do seu cliente, desde o interesse até o momento da compra. Mas, será que essa informação é utilizada? Através do sistema de CRM, os dados ficam salvos, e a ferramenta pode conduzir o funil de vendas, identificando o fluxo de compra do consumidor.

Deste modo, sempre que você tiver alguma dúvida, ou precisar tomar uma decisão difícil, a ferramenta dentro do CRM poderá apontar a melhor saída.

Aumenta a satisfação de clientes

Uma das principais metas de um CRM é atingir a satisfação do cliente, não tem nada melhor do que personalizar o atendimento e automatizar os processos para que ele perceba que a sua marca se importa com ele. Por exemplo, se a empresa atende de forma rápida e melhor, e se ela já sabe o que o consumidor realmente procura, as chances de mantê-lo fiel irá aumentar.

Anotou? Então o que tal investir no uso do CRM para melhorar os seus negócios e crescer ainda mais no mercado?

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