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O surgimento do ‘novo consumidor’ em meio à pandemia

Atualizado em 06/09/2021
Tempo de leitura: 2 min.

A migração da tecnologia do mundo offline para o online, já era algo esperado por todos nós. Com o surgimento do novo Coronavírus, que nos levou a uma pandemia mundial, essa migração acabou sendo feita de uma forma mais rápida do que o esperado. Diante disso, vem sendo necessário se adaptar às novas mudanças. Uma das principais modificações ocorreu no comportamento e hábito dos consumidores, mais precisamente, o número de compras online cresceu bastante, e com isso, houve a chegada de um ‘novo consumidor’.

Crescimento de vendas online

Conforme dissemos, em tempos de pandemia, houve um aumento significativo nas compras online. Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) essa conduta do novo consumidor poderá permanecer por muito mais tempo.

O fato é que, as empresas devem se preocupar, desde sempre, em estar onde seus clientes estão, o que não se trata mais de forma física, mas sim desse ambiente virtual, que hoje é um passo certo para o sucesso das vendas.

No início da pandemia, a venda de produtos essenciais obteve um aumento, devido ao alto consumo, e assim os demais sofreram uma queda. Porém, agora a população está mais adaptada à nova rotina, e gradativamente o consumo dos outros produtos voltou a subir, como uma alternativa de entretenimento em casa.

Diante disso, é possível destacar que, agora com menos opções de distração, os consumidores fazem uso do varejo virtual como uma fonte de entretenimento, e assim aumentam consideravelmente o número de visitas e possibilidades de vendas.

Ainda de acordo com a pesquisa, o consumo de bebidas e alimentos foi um dos mais disparados, registrando 6,5 vezes a taxa média de crescimento no mês de maio. Brinquedos, artigos esportivos e games também foram muito buscados, e apresentaram um crescimento de 58,46%.

Acompanhando as mudanças

Neste momento, o ideal é aproveitar o novo consumidor e se reinventar no mercado. Caso você já tenha uma certa presença digital, procure entender o comportamento dos consumidores que acessam o seu e-commerce.

É importante analisar os dias e horários de maior pico de acesso, e utilizar essas informações para a criação de estratégias de engajamento, personalizadas. Caso você não saiba o que o fazer em dias mais parados, então, crie ofertas! Isto pode ser uma ótima saída.

E lembre-se sempre: no mundo digital, agilidade conta muito! Portanto, prepare sua equipe para fornecer respostas rápidas, ou utilize chatbots para esta finalidade. E assim como na teoria da evolução, de Darwin: sobrevive quem melhor se adapta!

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