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Previsões para o marketing digital em 2018

Atualizado em 06/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.

O ano de 2017 já está ficando para trás, e embora muita gente esteja focada nas festas de final de ano, empreendedores digitais precisam mesmo mirar o ano que vem vindo. Agora é hora de começar a traçar as novas estratégias que serão colocadas em prática no ano que vem.

E com base em uma análise de como anda o mercado, podemos fazer algumas previsões daquilo que nos espera para o marketing digital em 2018. E você precisa estar atento para acompanhar essas tendências e se manter forte também.

Acompanhe então, o que virá para 2018 e já deixe seu projeto e planos anotados por aí, para começar 2018 com o pé direito.

Previsões para 2018

1 - Segmentação e personalização

Já nesse ano vivenciamos a segmentação de público como sendo um dos focos do marketing digital, e para 2018 isso tende a ficar ainda mais acentuado. Porque quando focamos num público em específico conseguimos nos especializar com esse público.

Dessa maneira é possível ter mais sucesso, por conseguirmos traçar estratégias que realmente sejam atrativas para essas pessoas. Atendemos suas expectativas, conhecemos os seus gotos e preferências, e assim, podemos oferecer um serviço cada vez melhor.

Embora pareça que segmentar dessa maneira reduz o seu público, na verdade o que acontece é que você melhora a sua qualidade. Então, pode até ser que você atenda menos pessoas, mas a sua conversão de vendas aumenta, porque esse público é exatamente aquele que se interessa pelo seu produto.

2 - Unificação de campanhas e pesquisas

O Google e o Facebook são uma verdadeira máquina de dinheiro quando o assunto é publicidade digital, e isso tanto nos Estados Unidos como por aqui no Brasil. Afinal, esses dois canais se integram com o marketing e o favorecem, além de investirem constantemente em tecnologias.

E em 2018 algo que será muito presente no marketing digital será a unificação de campanhas que vão atingir o Google e suas buscas, além do Shopping do Google e também o Facebook. Sempre com foco em conseguir criar campanhas mais eficazes nas redes sociais e que façam a conexão com grupos de produtos no Shopping que sejam competitivos e atrativos.

3 - Ascensão de anúncios dinâmicos no Facebook

Setores como varejo e viagens já conseguem obter bons resultados com anúncios dinâmicos do Facebook, mas para 2018 o que se espera é que outros também se beneficiem com o feeds criativos e dinâmicos que mostram a intenção do usuário.

A audiência poderá ser impactada com a micro-segmentação, onde serão engajadas a intenção de busca e a propaganda dinâmica. Assim é possível manter um processo contínuo onde alcança-se uma segmentação mais significativa de audiência. Com isso, também será possível acompanhar em tempo real o seu público, além de aumentar as conversões.

4 - Medição do impacto do marketing digital em vendas off-line

Para empresas que possuem unidade física também e não atuam somente com e-commerce, é fato que a maioria das vendas ainda acontece de forma off-line. E para 2018 o que se pretende é melhorar a relação entre o meio digital e essas vendas.

Assim, serão ampliados os pontos onde o marketing digital influencia nas vendas off-line, e a intenção é medir o impacto dessas campanhas nas vendas na loja física, ao mesmo tempo em que há insights na loja que informam sobre as campanhas que estão sendo veiculadas.

Isso porque é preciso saber quanto o marketing digital tem contribuído para essas vendas físicas, se as campanhas estão bem direcionadas e se há a fidelização do cliente. Com isso, consegue-se adotar novas estratégias para melhorar a relação entre o digital e o físico.

Como você pôde ver, tudo o que estamos prevendo para o marketing digital em 2018 já está despontando em 2017. Mas como temos agora muito material para ser analisado e estudado, então, podemos afirmar que aquilo que tem funcionado é o que será ressaltado no próximo ano. Por isso, anote por aí, analise e crie suas estratégias.

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