Público alvo e persona: quais as diferenças?

Para cada tipo de produto ou serviço oferecido no mercado existe um público que tem mais interesse em fazer a sua aquisição. Por isso, para que sua empresa tenha mais sucesso é importante que você saiba quem são as pessoas que consomem aquilo que você vende.

Ao estudar essa questão, nos deparamos com dois termos que são o público-alvo e a persona. Embora pareçam ser a mesma coisa, eles apresentam definições diferentes e é importante conhecer e entender para traçar boas estratégias para o seu negócio.

Se você também tem dúvidas sobre o que há de diferente nos dois, continue lendo, porque nós vamos explicar para você! Descubra, afinal, qual é a definição correta de público alvo e de persona a fim de traçar com maior certeza o perfil do seu cliente. Acompanhe!

O que é público-alvo?

Como dito, para tudo aquilo que é oferecido para as pessoas existe um público específico que tem maior interesse em um determinado produto ou serviço. Esse é o público-alvo, definido por um grupo de pessoas que têm as características do cliente em potencial.

Ao definir o público-alvo apontamos similaridades mais generalizadas para um grande grupo de pessoas. Elas mostram qual é o perfil das pessoas que consomem o que uma determinada empresa oferece, dando um panorama geral das suas preferências e singularidades.

Uma loja que trabalha com semijoias tem como público-alvo mulheres da classe B ou C que gostam de se vestir bem com um melhor custo-benefício do que investir em joias. Como você pode ver, embora descreva um público específico não apresenta grandes detalhes sobre as preferências dessas mulheres.

Sendo assim, quando fazemos a definição de público-alvo estamos englobando um grande número de pessoas, mas sem apresentar características muito específicas. É uma visão generalizada que permite traçar os aspectos principais do negócio e das campanhas de marketing.

O que é persona?

A persona é diferente de público-alvo porque não fazemos uma definição generalizada do cliente em potencial, mas traçamos um perfil detalhado, como se estivéssemos falando de uma pessoa real que consumiria o produto de uma empresa.

Retomando o exemplo de loja que trabalha com semiJoias, uma possível persona seria a Juliana, 34 anos, diretora de uma multinacional. Precisa estar bem apresentável em seu dia a dia e busca alternativas de acessórios com melhor custo-benefício para não precisar usar as suas joias durante o trabalho.

Traçando esse perfil da Juliana, nesse caso, a persona, podemos indicar o local onde ela mora, detalhes da sua personalidade, seu salário médio, quanto está disposta a investir, entre outros aspectos que permitem direcionar as ações de marketing de uma forma mais assertiva.

Mas a persona dessa loja não seria somente a Juliana, porque também podemos encontrar a Sofia, 50 anos, classe média alta, muito engajada com eventos sociais para arrecadação de fundos para campanhas diversas. Precisa se vestir com elegância para passar uma boa impressão para os seus colaboradores, que pertencem a uma classe mais alta do que ela.

Sendo assim, dentro do público-alvo temos muitas personas. Colocamos maior riqueza de detalhes para definir quem é o cliente em potencial, e assim fica mais fácil personalizar os conteúdos, e-mail, postagens e outros que vão atingir a persona ideal no momento certo, trazendo maiores chances de conversões.

Veja também: Entenda por que sua Empresa precisa ter um Blog no site.

O que é mais importante, público-alvo ou persona?

Definir o público-alvo e a persona são duas ações essenciais para as estratégias de marketing. Um não é mais importante do que o outro, já que ambos definem quem é o cliente em potencial de uma empresa.

Sua diferença está apenas no fato de que o público-alvo é uma visão generalizada, enquanto a persona cria uma pessoa fictícia para apresentar características de uma pessoa real que teria interesse em adquirir um produto ou serviço.

Sendo assim, para que sua estratégia seja mais eficaz, defina o seu público-alvo e com base nas características dele trace o perfil das personas. Isso ajudará a guiar suas ações para que sua linguagem esteja adequada e atraia a atenção do seu cliente em potencial.

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