Quando uma empresa deseja se reinventar diante do público, ela passa pelo processo de rebranding, uma estratégia responsável por atualizar diversos aspectos da marca no mercado.
Mesmo não sendo uma tarefa muito fácil, para que você entenda a importância do rebranding, vamos falar mais sobre o assunto no post de hoje. Continue nos acompanhando!
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Rebranding, também conhecido como reposicionamento de marca, é o processo de ajustes realizados por uma empresa em relação à forma como se apresenta no mercado diante de seu público.
E não se trata apenas de uma questão visual, como algumas empresas acreditam. Claro que a imagem é fundamental, porém, outros fatores devem ser analisados e incluídos nessa estratégia, como:
Vamos pensar na seguinte situação: sua marca nunca sofreu nenhuma modificação, sendo a mesma há 10 anos. Considerando que, com o passar do tempo, o comportamento do consumidor vai mudando, é provável que a marca já não seja vista com os mesmo olhos de antes.
A ideia principal do rebranding é justamente criar algo mais moderno, que possa despertar o interesse da sociedade atual, uma vez que a abordagem da empresa em relação ao cliente precisa ser diferente.
Além disso, o reposicionamento de marca também funciona como uma estratégia de negócios. Através dessa mudança, as empresas geram um impacto positivo no público e consequentemente, nas vendas.
Em outras palavras, o rebranding faz com que a marca não fique parada no tempo, pois, conforme dissemos, a sociedade muda, a tecnologia avança e o mercado está em constante evolução.
Nem todas as marcas fazem a reformulação total de seus atributos. Em muitos casos, é possível modificar de maneira parcial. Desta forma, então, existem alguns tipos de rebranding para que a sua empresa se adapte, sendo eles:
Realizado pelas marcas que atuam há muito tempo no mercado e focado na evolução e nas transformações que ocorreram ao longo do tempo.
Quando a marca passa por alguns ajustes somente para se adaptar ao momento em que o negócio e o mercado se encontram.
Também chamado de revolucionário, o rebranding total é caracterizado por mudanças mais profundas em toda a estrutura da marca, desde a sua base, até o público-alvo e presença de mercado.
Agora que você já sabe o que é rebranding, sua importância para a marca e os tipos existentes, vamos ao exemplo mais recente que podemos destacar: a renovação do Twitter.
No último dia 24 de julho, Elon Musk anunciou que o Twitter passaria por um novo rebranding. Com isso, o pássaro azul que já era símbolo da rede se tornou um imenso X branco em um fundo preto, visto que X é o novo nome da plataforma.
Apesar de existirem motivos para tal mudança, como atualizar a marca ou reforçar o propósito da empresa com o público, considerando os milhões de usuários, essa modificação pode ser bem arriscada. Só nos resta esperar para saber se essas mudanças darão certo.
Agora conte-nos se já realizou o rebranding em sua empresa e se gostou da atualização feita pelo Twitter. Deixe um comentário e compartilhe!