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Redes sociais: 5 dicas de como lidar com os comentários negativos

Atualizado em 06/09/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Sabemos que, nas redes sociais tudo acontece de maneira muito rápida, e por conta disso, qualquer marca pode se tornar alvo de indignação ou comentários negativos do público. E como diz o ditado: não é possível agradar gregos e troianos, e sempre haverá alguém insatisfeito e mais exigente, que acaba utilizando as redes sociais para descarregar seus comentários ruins. Neste post, falaremos sobre o tema. Separamos 5 dicas de como lidar com os comentários negativos nas redes sociais, para te ajudar a lidar com esse problema.

O que fazer com os comentários negativos?

Administrar as redes sociais de uma marca não é uma tarefa fácil, pois além de postar um conteúdo de qualidade, que seja capaz de engajar o público, é necessário ainda lidar com as críticas negativas sobre o produto ou serviço da sua empresa.

Neste momento, muitas pessoas acabam entrando em pânico, e a cada postagem feita, o desespero. E o que fazer nessas horas? Listamos abaixo 5 dicas que poderão ajudar a solucionar essa questão.

1 - Tenha um plano de gestão de crise

Crise é uma situação inesperada, que pode afetar de maneira negativa qualquer empresa, independente do setor onde atua. Portanto, é fundamental estar devidamente preparado para conseguir lidar com os comentários negativos. Para isso, pode ser elaborado um manual de procedimentos, uma espécie de documento de estratégia e gestão de comentários negativos nas redes sociais. Por mais que não consiga responder exatamente a todas as questões que podem surgir, isso ajuda a ter uma percepção.

2 - Não fique sem responder nenhum comentário

É importante lembrar-se de responder todos os comentários, e a partir do momento em que ele for publicado, o público terá acesso e rapidamente poderá viralizar. Uma resposta rápida é fundamental, mas antes de responder, deve haver informação suficiente de modo que a resposta seja convincente. Neste caso, o manual de gestão de crise pode ser essencial.

3 - Jamais apague um comentário

Não apague nenhum comentário negativo, pois isso poderá transformar um cliente decepcionado, em uma pessoa ainda mais furiosa com a situação. Tentar esconder um problema é praticamente tentar invalidar a opinião de alguém, e isso só fará com que a pessoa que já está decepcionada, fique ainda pior, e com um resultado ruim.

4 - Não crie falsos comentários positivos

Existem pessoas que podem achar interessante criar perfis na web e defender a empresa. Mas, isso não é recomendado! Além de não ser justo, a tentativa de manipulação acaba sendo descoberta, e isso se torna péssimo para a marca, repercutindo de forma negativa.

5 – Pareça ser mais “real”

Não existe nada pior do que entrar em contato com uma empresa e sentir que está falando com uma máquina. Portanto, é importante buscar uma aproximação com o cliente, evitando uma comunicação séria.

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