SEO e E-mail marketing juntos

Você costuma fazer sua lição de casa quando o assunto é marketing, procura seguir as dicas de especialistas e não deixa nada de fora da sua campanha, mas ainda assim parece que nada funciona? Um dos seus erros pode ser estar tratando cada elemento do marketing de uma forma isolada.

Esse é um erro comum, quando não integramos nossas estratégias entre o SEO, anúncios, e-mail marketing, conteúdo, e outros mais. Tratando de forma isolada cada um deles, as chances de sucesso são pequenas.

Para que tudo dê certo você precisa imaginar a sua campanha de marketing como sendo uma grande máquina, cada um dos elementos é uma peça que auxilia no resultado final. E hoje, vamos falar de duas peças muito importantes dessa máquina: o SEO e o e-mail marketing. Acompanhe.

O e-mail marketing ainda está vivo

Ao contrário do que algumas pessoas acreditam o e-mail marketing não é uma estratégia ultrapassada para atrair seus clientes. Na verdade ele tem um grande potencial para isso ainda, e pode te ajudar a trazer de volta os seus visitantes e clientes sumidos.

Mas sabe o que fez as pessoas acreditarem que o e-mail marketing havia perdido sua eficácia? O seu insucesso com o retorno do e-mail marketing. E como não viram bons resultados acreditaram que essa estratégia estava falida. Porém, apenas não tem sucesso com o e-mail marketing quem não o associa ao SEO.

E-mail marketing e SEO andam de mãos dadas para o sucesso de uma campanha, mas você precisa estar atento, porque isso não significa que você deve otimizar as sua mensagens como se fossem o conteúdo do site.

Como integrar o SEO e o e-mail marketing

Uma mensagem de e-mail marketing também precisa ser otimizada, porém, a otimização desse recurso não é a mesa que fazemos com o conteúdo do site. Isso porque o conteúdo tem um formato diferente das mensagens

Uma mensagem de e-mail precisa ter um título atrativo, ser curta, muito objetiva e trazer um convite para o leitor executar uma ação (Call to Action, ou CTA). É nesses aspectos que precisamos focar na hora de redigir uma mensagem de e-mail marketing.

O título

O primeiro contato que o seu cliente tem com a mensagem de e-mail é através do título dela. Por isso, ele precisa ser muito bem elaborado para que o leitor a abra. Um título extenso não é atrativo, por isso, invista em poucas palavras.

A criatividade e fundamental, e você deve criar um título que seja irresistível para que a mensagem seja aberta. Também é importante que ele esteja de acordo com o conteúdo da mensagem.

O corpo da mensagem

A mensagem não pode ser extensa e detalhada, ela precisa ter frases curtas, espaçadas e diretas para deixar a leitura mais agradável e dinâmica.

O teor da mensagem deve levar o cliente para onde você deseja que ele vá, e nessa hora a análise do seu site é importante. Segundo sua taxa de rejeições, cliques e conversões é que você vai direcionar o cliente para onde for mais interessante.

Suas métricas são importantes para que você possa analisar qual é o conteúdo do seu site que pode trazer melhores resultados. Com base nisso, pode melhorar o restante do conteúdo ou gerar mais conteúdo promissor como esse.

O CTA

O CTA é a chamada para ação, o convite para que o leitor da mensagem faça alguma coisa, como acessar um artigo, ir para a loja virtual, baixar um e-book, e outros mais. Esse CTA precisa ser convidativo para que o e-mail marketing dê resultados.

O resultado do e-mail marketing

Quando a mensagem de e-mail é bem elaborada ela gera tráfego constante para seu site. O que você precisa é trabalhar a otimização dessa mensagem segundo as caraterísticas desse estilo de campanha.

E nunca se esqueça de que também nesse caso a análise é fundamental. Observe quais mensagens geram maior conversão e aprimore a forma como envia seus e-mails. O retorno das mensagens vai te ajudar a melhorar o seu conteúdo, pois vai mostrar aquilo que é mais atraente para seu público.

É assim que você integra o SEO ao e-mail marketing, otimizando as mensagens segundo o estilo desse recurso, e melhorando o SEO do seu site através da análise do retorno atingido com as mensagens.

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