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SEO x Anúncios: Qual é mais vantajoso para o meu negócio?

Atualizado em 12/01/2022
Tempo de leitura: 3 min.

SEO e anúncios são duas formas distintas de estratégias de marketing digital, ideais para agregar valor e autoridade a sua marca.

Atualmente o marketing digital é o pilar da divulgação de sua empresa ou produtos, sendo a melhor forma de atrair e captar novos consumidores, portanto, é importante estar atento às melhores estratégias.

Está na dúvida sobre qual estratégia de marketing é mais vantajosa para a sua empresa? Confira esse artigo sobre SEO x Anúncios e descubra qual é a melhor opção para seu negócio!

Afinal, o que é SEO?

O Search Engine Optimization (SEO) se trata de um conjunto de estratégias e táticas para que seu site atinja as melhores posições nos rankings de pesquisas orgânicas nos mecanismos de buscas, gerando uma maior autoridade e tráfego para o seu negócio.

Por levar a experiência do usuário em consideração, a estratégia SEO é uma das mais utilizadas no meio do marketing digital, já que possibilita a atração de diversos clientes em potencial e criação de um vínculo entre o público-alvo e a marca.

Cerca de 90% das pessoas que fazem pesquisas no Google não passam da 1° página e o foco do SEO é aumentar o número de pessoas que visitam o site de forma natural, dando visibilidade à marca por meio de 4 pilares.

Tecnologia: Otimização on page, focada em aperfeiçoar o site ao remover qualquer barreira tecnológica que possa gerar dificuldade na leitura e interpretação do código pelos BOTS ou que dificulte a conversão no site ou loja virtual, como a lentidão no carregamento.

Usabilidade: Área que cuida da experiência do usuário que navega no site, focando na arquitetura do site, como o design.

Conteúdo: O conteúdo otimizado é importante para a experiência do usuário, já que o Google aperfeiçoou suas ferramentas de algoritmos, possibilitando a interpretação da linguagem natural, aumentando o nível no ranqueamento e intrinsecamente o número de conversões.

Autoridade: Conquistas de links de qualidade, para melhorar o referral traffic e crescer a autoridade da marca em pesquisas determinadas por palavra-chave e termos referentes ao seu negócio e interesse dos usuários. Portanto, as estratégias de Link Building são essenciais.

Utilizando de 4 pilares para atingir o sucesso, a estratégia SEO tem como objetivo:

  • Conquistar as primeiras posições da busca orgânica;
  • Qualificar o tráfego;
  • Awareness;
  • Aumentar conversões;
  • Crescer a base de leads;
  • Alavancar vendas ao longo prazo;
  • Resultados duradouros.

Entenda o que é Anúncio

O anúncio pago é uma estratégia de Marketing Digital para fazer com que o site de uma empresa se destaque.

Também conhecido como link patrocinado ou tráfego pago, essas propagandas fazem com que a empresa e produtos se destaquem nos meios digitais, por pagarem por uma posição de relevância em uma mídia online.

Uma das vantagens do anúncio pago é poder anunciar para o público ideal, decidindo desde faixa etária, gênero, e localidade, já que as políticas de privacidade das redes sociais permitem essa oportunidade.

Para começar a utilizar anúncios pagos é necessário ser cadastrado em uma plataforma específica, as mais conhecidas são Facebook Ads e Google Ads, possibilitando que a sua marca apareça em diversos aplicativos e sites.

Google Ads

  • Pesquisas no Google;
  • Sites e aplicativos parceiros;
  • YouTube.

Facebook Ads

  • Feed de notícias;
  • Instagram.

Tipos de tráfego SEO x Anúncios

O SEO é um investimento de médio a longo prazo, portanto, há necessidade de esperar um tráfego orgânico que aumenta consideravelmente as chances de concluir uma venda online.

Enquanto por meio dos anúncios é uma forma rápida de gerar engajamento durante o período de funcionamento, portanto, assim que terminar o anúncio será desativado.

Qual a melhor opção para meu negócio?

A estratégia é o fator mais importante no marketing e a melhor opção é investir em ambas, visto que podem funcionar como estratégias complementares.

Atualmente SEO é indispensável para a estrutura de um site, já que valoriza a otimização e a experiência ao usuário, enquanto, o anúncio fará o site chegar para mais pessoas de maneira rápida e específica, visto que é possível selecionar seu público-alvo.

Entretanto, é necessário que o site esteja otimizado, para que os anúncios não sejam “desperdiçados” em um site onde o cliente não acha nenhuma informação.

Para iniciar uma boa estratégia de marketing, é necessário ter o auxílio de uma empresa especializada no assunto, visto que os profissionais qualificados estão em constante análise das evoluções das estratégias, para realizar anúncios de acordo com as mudanças de algoritmos das plataformas digitais.

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