Tudo o que você precisa saber sobre as métricas de marketing digital

O marketing digital continua sendo o mesmo marketing de sempre! É isso o que muitos autores, estudiosos e especialistas nesta área costumam dizer. Porém, atualmente existe um diferencial: o marketing pode ser aplicado em canais digitais, e se diferencia ainda mais pelo elemento de monitoramento, que pode ser feito em tempo real de forma acionável, utilizando métricas para alcançar esse objetivo. Mas, você sabe o que são as métricas de marketing digital? Continue acompanhando nosso post para saber mais informações.

Primeiramente, o que são as métricas?

Resumidamente, métricas são todos os resultados obtidos que podem ser mensurados. Vamos usar como exemplo o executivo de marketing de uma loja de roupas muito conhecida. Quando ele quis fazer um anúncio para as mulheres comprarem suas roupas e acessórios, suas opções de mídia foram revistas, outdoors e a propaganda de televisão.

Essas opções podem sim trazer resultados para a marca, mas não são mensuráveis, pois dentro da loja não tem como o vendedor saber de onde determinado cliente surgiu, a não ser em casos de promoções mais direcionadas com cupons específicos.

Métricas no marketing digital

Voltando ao caso da loja de roupas, quando supomos que a equipe de marketing optou por um anúncio em uma página inteira de uma revista. A única coisa que os anunciantes sabem é que a circulação mensal é de 100 mil unidades, o que supostamente deverá impactar 100 mil mulheres na faixa etária desejada.

Mesmo em campanhas de televisão, que podem ser mensuradas com uma média de audiência por horário e canal, será que alguma coisa pode garantir investimento? E haverá algum retorno em vendas?

Atualmente, qualquer loja de roupa pode utilizar diversos canais digitais para fazer suas campanhas, seja ela paga ou gratuita, o que resulta em vendas e gera reconhecimento da marca. Existe o apoio de softwares de monitoramento, onde os resultados podem ser colhidos e qualquer alteração pode ser feita.

Qual a importância das métricas?

Em marketing digital, as métricas são utilizadas antes de tomar qualquer decisão, principalmente durante campanhas e após o fim delas, para avaliar e fechar relatórios, ou seja, elas apresentam taxas, valores e números que podem indicar se os resultados da estratégia estão neutros, positivos ou negativos.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre a importância das métricas em sua estratégia digital, fique sabendo que:

  • Elas podem ajudar a definir as metas para novas campanhas e ações digitais da sua empresa;
  • Cada fermenta e plataforma utilizada em objetivos de marketing, conta com seu próprio monitoramento de métricas (Google Analytics, Google Ads, entre outros);
  • Ajuda no acompanhamento em tempo real de ações orgânicas dos sites e das redes sociais;
  • As métricas são fundamentais para apresentar os resultados para os gestores, diretores e clientes;
  • Apresenta um investimento mais seguro, uma vez que já entrega uma estimativa de resultados de acordo com orçamentos diários e o total para a campanha.

Ainda existem vários outros benefícios que você só poderá encontrar quando colocar essas métricas em prática.

O que achou do nosso post de hoje? Deixe o seu comentário!

Siga-nos:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

melhore-sua-autoridade-na-internet-para-medicos
Web Hosting
analise-gratuida-de-marketing-digital

Entre em Contato

× Fale conosco