O marketing digital continua sendo o mesmo marketing de sempre! É isso o que muitos autores, estudiosos e especialistas nesta área costumam dizer. Porém, atualmente existe um diferencial: o marketing pode ser aplicado em canais digitais, e se diferencia ainda mais pelo elemento de monitoramento, que pode ser feito em tempo real de forma acionável, utilizando métricas para alcançar esse objetivo. Mas, você sabe o que são as métricas de marketing digital? Continue acompanhando nosso post para saber mais informações.
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Resumidamente, métricas são todos os resultados obtidos que podem ser mensurados. Vamos usar como exemplo o executivo de marketing de uma loja de roupas muito conhecida. Quando ele quis fazer um anúncio para as mulheres comprarem suas roupas e acessórios, suas opções de mídia foram revistas, outdoors e a propaganda de televisão.
Essas opções podem sim trazer resultados para a marca, mas não são mensuráveis, pois dentro da loja não tem como o vendedor saber de onde determinado cliente surgiu, a não ser em casos de promoções mais direcionadas com cupons específicos.
Voltando ao caso da loja de roupas, quando supomos que a equipe de marketing optou por um anúncio em uma página inteira de uma revista. A única coisa que os anunciantes sabem é que a circulação mensal é de 100 mil unidades, o que supostamente deverá impactar 100 mil mulheres na faixa etária desejada.
Mesmo em campanhas de televisão, que podem ser mensuradas com uma média de audiência por horário e canal, será que alguma coisa pode garantir investimento? E haverá algum retorno em vendas?
Atualmente, qualquer loja de roupa pode utilizar diversos canais digitais para fazer suas campanhas, seja ela paga ou gratuita, o que resulta em vendas e gera reconhecimento da marca. Existe o apoio de softwares de monitoramento, onde os resultados podem ser colhidos e qualquer alteração pode ser feita.
Em marketing digital, as métricas são utilizadas antes de tomar qualquer decisão, principalmente durante campanhas e após o fim delas, para avaliar e fechar relatórios, ou seja, elas apresentam taxas, valores e números que podem indicar se os resultados da estratégia estão neutros, positivos ou negativos.
Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre a importância das métricas em sua estratégia digital, fique sabendo que:
Ainda existem vários outros benefícios que você só poderá encontrar quando colocar essas métricas em prática.
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