Pode ficar tranquilo, as coisas não estão fáceis pra ninguém, não é só com você! O problema é que as contas continuam chegando, independentemente do faturamento mensal que atingimos. Por isso, agora é a hora de fazer investimentos inteligentes e usar ferramentas eficazes para atrair os clientes. Dependendo do seu nicho, as mídias sociais são excelente opção para você chegar até o seu público sem gastar muito.
Diferentemente das formas tradicionais de fazer marketing, as mídias sociais podem trazer um retorno mais eficaz, mais rápido e mais amplo. Isso porque através da internet o público que você alcança é muito maior do que o de uma panfletagem, por exemplo.
Praticamente todo mundo está na internet hoje em dia, e por isso, a empresa que não está inserida na rede fica pra trás da concorrência e perde mercado. Assim, para continuar competitivo e sair da crise você precisa entrar na era digital de vez e buscar o seu público onde ele está.
As redes sociais fazem muito sucesso atualmente, porque facilitam não somente a comunicação entre as pessoas, mas também com suas celebridades favoritas, com as marcas preferidas e os produtos que consome. E a grande vantagem de investir em mídias sociais é que o seu custo é pequeno em relação ao retorno que ela oferece.
É só você parar pra pensar de um jeito simples, vamos voltar ao caso da panfletagem. Com 10 mil panfletos você alcança 10 mil pessoas, ou talvez o dobro, se uma mostrar o panfleto para outra, isso sem considerar os que se perdem sem serem lidos.
Se você estiver numa rede social você pode alcançar 10 mil pessoas em um dia se fizer o trabalho certo com seu público alvo. Essas pessoas vão compartilhar suas imagens, seus anúncios e levar o nome da sua empresa para todos os amigos, e estes para seus amigos, e para outros e mais outros. E assim, acontece o que chamamos de viralização, quando um conteúdo é compartilhado e cresce com destaque nas redes sociais, atingindo um grande número de pessoas em pouquíssimo tempo.
E tudo isso você consegue com um gasto mínimo, apenas mantendo um perfil nas redes e administrando esse perfil, investindo em anúncios e criando postagens inteligentes e persuasivas, que estimulem o compartilhamento e a interação, gerando conversões.
É muito difícil encontrar alguém que não esteja em uma rede social. As pessoas gostam de estar ativas nesse espaço e adoram compartilhar coisas novas, diferentes, interessantes e úteis. Elas mantêm círculos de amizade extensos, com pessoas diversas de várias partes do mundo.
Assim, quando uma marca ou empresa participa de uma rede social ela atinge todo o seu público, que hoje está na internet. O comércio digital tem crescido, porque para as pessoas é muito mais prático e rápido fazer compras, pesquisas e comparações de preço online, porque consegue estudar diversas lojas em pouco tempo. Por isso, para morder um pedaço desse mercado, uma empresa precisa fazer parte de internet e deve estar nas redes sociais.
Através da atração correta, você consegue persuadir o seu público e atrai-lo, com ofertas, com uma boa publicidade, um preço competitivo ou pela qualidade do produto que você oferece. Além disso, ao associar sua empresa ou marca a uma ideia, ao mostrar-se engajado com um movimento social, ao apoiar uma causa, oferecer uma novidade ou levar algo que estimule a emoção, isso é bem visto pelo público e compartilhado, assim a marca torna-se evidente.
É por isso que as mídias sociais são a solução para quem deseja fugir da crise, afinal, não se trata de ficar com as portas abertas e esperar o cliente, mas ir até ele e bater em sua porta, fazer parte de sua vida de uma maneira mais próxima fidelizando-o.