Você sabe o que é o Google Analytics? O Google Analytics é uma das ferramentas mais utilizadas pelos profissionais de marketing, com o objetivo de analisar o comportamento do usuário em seu site. Na prática, essa é uma plataforma gratuita, que coleta e seleciona todos os tipos de dados relacionados a quem visitou o seu site, transformando o resultado em relatórios completos e de fácil entendimento.
As visitas de um site representam o critério mais comum de crescimento, ou seja, quanto mais visitas ele tiver, mais visível estará. Preparamos um post para explicar melhor para você qual a função do Google Analytics, e de que maneira ele pode ajudar em seus negócios.
Índice
Quando o assunto é marketing digital, é importante saber medir o resultado das campanhas, e ao mesmo tempo, compreender o comportamento do público que acessa o seu site, uma vez que, nos dias de hoje, todas as decisões de orçamento passam a ser definidas após a análise destes dados. Atualmente, são várias as ferramentas de análise disponíveis. Mas, nenhuma supera o Google Analytics.
Além de gratuito, o Google Analytics apresenta uma fácil integração e alta capacidade de dados, que permite extrair relatórios personalizados, desde análises mais básicas até as mais complexas. Com ela você pode programar suas publicações e ações, e entender quais os melhores horários para atualizar seu site, sem que isso prejudique a experiência positiva dos visitantes.
A ferramenta mostra também onde o seu negócio está tendo sucesso, e em quais pontos ele precisa melhorar. A taxa de rejeição da sua página também pode ser analisada através do Analytics. Isso ajuda a descobrir o motivo pelo qual os visitantes estão abandonando o seu site, sem ao menos ter interagido com ele.
Primeiro, para ter acesso ao Google Analytics é necessário criar uma conta no site para que seu tráfego seja analisado e otimizado. Após o cadastro, basta pegar o código gerado pelo próprio Analytics, e inserir no HTML do seu site, que nada mais é do que o código utilizado na construção de páginas da internet. E pronto! Você já poderá usufruir dos benefícios desta ferramenta.
Agora que você já instalou e configurou o Google Analytics em seu site, vamos ao próximo passo.
A ferramenta levará alguns dias até que comece a coletar os dados dos usuários e eles sejam exibidos. Portanto, o ideal é deixar esse recurso rodando por 30 dias, mais ou menos. Isso ajudará a ter um volume considerável de informações, antes de analisar as estatísticas.
Quando os dados já estiverem em mãos, você poderá acompanhar as métricas que a ferramenta apresenta. Entre as mais úteis:
Usuários: Conforme dito anteriormente, indica o número de pessoas que acessaram o seu site.
Taxa de rejeição: Algo que também já citamos, e indica a porcentagem de usuários que saíram logo após visitar o seu site, o que também indica que não havia um conteúdo útil.
Dados demográficos: Indica dados importantes, como região, idade e gênero, para você conhecer o seu público e elaborar o melhor conteúdo.
Fonte de tráfego: Mostra de onde surgiram os visitantes, se foram através da busca orgânica, ou por algum contato direto por e-mail, ou ainda, por alguma página que já tinha o link para seu site.
Depois de cada um desses passos, é hora de começar a usar os dados que a ferramenta fornece para aperfeiçoar a sua página, e alavancar ainda mais os seus negócios.