Surya MKT Agencia de Marketing Digital Logotipo Para Menu

Qual a função do Google Search Console e como utilizar?

Atualizado em 27/02/2024
Tempo de leitura: 2 min.

Você sabia que além do Analytics existe outra ferramenta poderosa para analisar o comportamento dos usuários e saber como chegaram ao seu site? Trata-se do Google Search Console, que permite monitorar e otimizar o desempenho de uma página na web.

Quer saber mais detalhes e entender como funciona? Acompanhe as informações que reunimos no post a seguir! 

  • Saiba como utilizar a ferramenta Google Tag Manager, clicando aqui!

Como funciona o Google Search Console?

O Google Search Console é um recurso gratuito que permite monitorar e avaliar o desempenho de um site nos resultados de pesquisas do Google. Através do console é possível verificar quais páginas do seu site foram indexadas e quais não foram.

Desta forma, ele ajuda a identificar problemas de indexação que, provavelmente, podem impedir que a página apareça nos resultados de pesquisa.

O console também fornece informações sobre problemas críticos que podem afetar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa, como erros de rastreamento, problemas de segurança e penalidades.

Quais os principais recursos do Google Search Console?

Com uma variedade de recursos abrangentes, o Search Console permite aos usuários otimizar suas estratégias de SEO e melhorar a visibilidade online de seus sites. Entre os principais recursos, estão:

Desempenho de pesquisa

Fornece uma análise detalhada do desempenho de seu site nos resultados de pesquisa do Google, incluindo impressões, cliques, taxa de cliques (CTR) e posição média. Geralmente, uma taxa de cliques considerada boa está acima de 3%.

Isso ajuda a entender quais pesquisas as palavras-chave mais relevantes, que estão estão gerando tráfego para o seu site, permitindo ajustes em sua estratégia.

Sitemap e rastreamento de URLs

O Google Search Console permite a verificação do sitemap, ajudando o Google a entender a estrutura do site e a analisar se todo o conteúdo da página é de fácil acesso.

Links para o seu site

O Search Console fornece informações sobre os sites que estão vinculados ao seu, o que pode ajudar na identificação de oportunidades de criação de links e identificar os que podem ser prejudiciais e afetar negativamente sua estratégia de SEO.

Como utilizar a ferramenta?

Para utilizar o Google Search Console, primeiro, é importante abrir o site acessando a página do console com uma conta do Google. Em seguida, adicione o seu site como uma propriedade no Search Console, mas antes, utilize um dos métodos oferecidos para verificar se está tudo correto.

Após adicionar sua propriedade, explore as diferentes seções do console para entender as informações disponíveis, e como elas podem ajudá-lo a otimizar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa do Google.

Conforme o Search Console for utilizado, explore as configurações avançadas, como as preferências de rastreamento, resolução de problemas de indexação e implementação de práticas recomendadas de SEO para melhorar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa do Google.

Como vimos, o Google Search Console oferece uma variedade de recursos para melhorar sua presença online. Utilizar essa ferramenta pode ser fundamental para alcançar o sucesso na web.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 1 =

 | 31 / 01 / 24
O Largest Contentful Paint (LCP) é uma métrica importante para a avaliação de desempenho de uma página da web. Entenda melhor e saiba como funciona!
Ler Mais
 | 17 / 01 / 24
O CLS ou Deslocamento de Layout Cumulativo, é um indicador importante para o universo do design e desenvolvimento web. Entenda sua função e saiba como melhorá-lo!
Ler Mais
Logo | SuryaMKT
2024 – Todos os direitos reservados – Surya MKT® Agência de Marketing Digital
magnifiercross