Surya MKT Agencia de Marketing Digital Logotipo Para Menu

Como medir e melhorar o Largest Contentful Paint (LCP)?

Atualizado em 31/01/2024
Tempo de leitura: 2 min.

Na era digital, a experiência do usuário é um fator importante para o sucesso de qualquer site. E você sabia que é possível avaliar essa experiência? Através do Largest Contentful Paint (LCP), que mede o tempo que leva para o conteúdo principal de uma página da web ser carregado. 

Mas como funciona o LCP? Esse é o assunto do post de hoje. Continue nos acompanhando para saber mais detalhes!

Qual a função do LCP?

O Largest Contentful Paint (LCP) é uma métrica importante para a avaliação de desempenho de uma página da web. Ela faz parte de um conjunto de métricas conhecido como Core Web Vitals, utilizadas pelo Google para avaliar a experiência do usuário em sites

Assim sendo, o LCP mede o tempo que leva para que os elementos de uma página sejam totalmente carregados e renderizados. Esse processo inclui as imagens, vídeos ou blocos de textos

O objetivo do LCP é fornecer uma medida quantificável da experiência do usuário em relação à velocidade de carregamento de uma página da web.

O tempo ideal do Largest Contentful Paint

Para fornecer uma boa experiência ao usuário, o Google recomenda que o LCP ocorra dentro dos primeiros 2,5 segundos do carregamento da página. 

Então, podemos dizer que se o LCP estiver entre 2,5 e 4,0 segundos, o Google classifica  como “precisa melhorar”. Quando superior a 4,0, os visitantes podem perceber atrasos, algo que leva a uma experiência negativa.  

Estratégias para medir o Largest Contentful Paint (LCP)

Para garantir que os usuários tenham uma navegação agradável, é fundamental medir e melhorar o LCP. Abaixo, vamos destacar algumas estratégias eficazes para alcançar esse objetivo:

Medir o LCP

Antes de implementar melhorias, é fundamental saber como medir o LCP de forma precisa. Ferramentas de análise de desempenho, como o Google PageSpeed Insights e o Google Search Console, são essenciais para avaliar o tempo de carregamento.

Além disso, o monitoramento contínuo usando ferramentas como o Google Analytics, oferece insights valiosos sobre o desempenho do LCP ao longo do tempo.

Identificar os obstáculos

Para melhorar o LCP devem ser identificados os principais obstáculos, ou seja, o que contribui para a lentidão no carregamento da página

Em geral, imagens não otimizadas, scripts excessivos e uma renderização demorada são comumente responsáveis por atrasos no LCP. 

Ao analisar esses fatores, você pode formular uma estratégia específica para otimizar o seu site.

Otimizar imagens e recursos multimídia

Imagens não otimizadas são causas frequentes da lentidão do LCP. Ao comprimir e formatar corretamente as imagens, é possível reduzir significativamente o tempo de carregamento. 

Além disso, o uso de técnicas como lazy loading, que adia o carregamento de imagens fora da tela, pode melhorar o desempenho do LCP.

Vale lembrar que a ordem de carregamento de recursos também desempenha um papel importante no LCP.

Medir e melhorar o Largest Contentful Paint é uma etapa essencial para garantir uma experiência positiva.

A busca constante por melhorias, aliada a testes regulares, pode resultar em um site mais rápido e eficiente, promovendo a satisfação do usuário e o sucesso online.

Conte-nos se você já conhecia e se já utilizou o LCP. Deixe um comentário abaixo, compartilhe e acompanhe novos conteúdos toda semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × quatro =

 | 27 / 02 / 24
O Google Search Console é um recurso gratuito que permite monitorar e avaliar o desempenho de um site nos resultados de pesquisas do Google. Entenda como funciona e como utilizá-lo!
Ler Mais
 | 17 / 01 / 24
O CLS ou Deslocamento de Layout Cumulativo, é um indicador importante para o universo do design e desenvolvimento web. Entenda sua função e saiba como melhorá-lo!
Ler Mais
Logo | SuryaMKT
2024 – Todos os direitos reservados – Surya MKT® Agência de Marketing Digital
magnifiercross