Acessibilidade: por que você deve se preocupar com isso no mundo digital?

O tema acessibilidade tem sido muito debatido em nossa sociedade nos últimos anos. Cada vez mais as pessoas se conscientizem sobre as diferenças encontradas e a necessidade de garantir para todos direitos iguais. E isso não somente quanto à cidadania, mas também para ações e atividades do dia a dia, como acessar a internet.

Você já parou para pensar como pessoas com deficiência intelectual ou visual navegam pelos sites e o mundo digital de um modo geral? Quando não temos essas necessidades realmente fica difícil de imaginar esse tipo de realidade, mas ela existe e as empresas precisam pensar nisso na hora de elaborar um site.

Neste artigo falaremos a respeito da importância da acessibilidade digital para que você entenda por que é necessário atender aos mais diferentes tipos de público. Acompanhe!

Acessibilidade e mundo digital

Cada vez mais a nossa vida está se tornando digitalizada. Diversos serviços somente podem ser encontrados pela internet e as empresas, além de setores e órgãos públicos, têm procurado usufruir desse meio para facilitar a comunicação e troca de dados e informações.

O intuito é facilitar a vida de todos, mas será que isso realmente acontece? Existem pessoas que têm necessidades especiais e, para que possam usufruir das facilidades do mundo virtual, precisam encontrar meios acessíveis para fazer isso, mas nem sempre é o que acontece.

Você consegue se imaginar sem a internet atualmente? Ela é acessível para nós que não temos necessidades diferentes, porém, quem precisa disso sente grande dificuldade, ou mesmo fica impossibilitado, de acessar alguns sites ou serviços.

Por essa razão, é fundamental na hora de elaborar um site pensar em métodos e recursos para que todos possam ter acesso a ele. Da mesma forma como são instaladas rampas para pessoas que usam cadeiras de rodas, um site precisa ser projetado permitindo que os mais diferentes tipos de público consigam navegar nele sem nenhuma dificuldade.

Por que isso é importante? Veja a seguir três razões que respondem essa pergunta.

A acessibilidade digital leva sua mensagem para todos

Você sabia que existem cerca de 10 milhões de surdos no Brasil? Uma grande parcela deles não consegue compreender a Língua Portuguesa porque é educada e alfabetizada em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Estamos falando de uma parcela de 5% da população brasileira que não recebe a sua mensagem.

Mas não é somente isso, porque também há pessoas cegas que não têm acesso a um leitor no computador, e aqueles portadores de dislexia severa. Todos eles precisam de recursos especiais para que possam navegar pelos sites. É fundamental que você considere isso, porque no total 25% da população brasileira tem algum tipo de deficiência.

Você consegue comunicar-se com públicos diversos

Embora a acessibilidade tenha sido muito praticada com referência à mobilidade, no meio digital ela ainda é escassa. Apenas 2% dos sites que estão no ar atualmente são acessíveis para os portadores de necessidades especiais.

São 45 milhões de brasileiros que precisam de algum recurso específico para acessar a internet. Trata-se de um público com qual quase ninguém se preocupa, sendo assim, quem está atento a isso consegue ter maior visibilidade e preferência. Tanto a empresa ganha como também as pessoas com deficiência, porque podem usufruir das facilidades que o mundo digital oferece.

Comprometimento social e empatia

Quando pensamos em acessibilidade, ainda que não tenhamos necessidade dela demonstramos o nosso comprometimento social e também empatia para com os demais. Não é necessário vivenciarmos um problema para entender o que o outro precisa, e isso conta muitos pontos para a empresa.

Já falamos a respeito do marketing de inclusão, que procura eliminar estereótipos e falar com o público real. A acessibilidade digital caminha lado a lado com ele, já que também trata-se de um tema inclusivo. Por isso, as empresas que têm a preocupação de trabalhar sobre esses dois prismas consegue destaque.

A acessibilidade digital é fundamental para promover a inclusão de pessoas oferecendo para elas dignidade. Trata-se de um público grande que pode trazer retornos positivos para o seu negócio, e não apenas financeiramente, porque o comprometimento social valoriza a imagem do seu negócio, além de ser uma demonstração de respeito pelas diferenças.

Siga-nos:

0 comentários

melhore-sua-autoridade-na-internet-para-medicos
Web Hosting
analise-gratuida-de-marketing-digital

Entre em Contato